segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Projeto de lei propõe fim dos outbus em Maceió

Fotos de Adailson Calheiros

Propaganda na traseira do ônibus esconde o movimento dentro do veículo; ideal seria nas laterais

  

Objetivo é reduzir o número de assaltos a coletivos,

 que este ano já passa de 241 

Olívia de Cássia - Repórter

Um projeto que dispõe sobre a retirada da propaganda nos ônibus, os chamados “outbus”,  que circulam na capital, de autoria do vereador do PMDB Kelman Vieira, está sendo visto como positivo pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado de Alagoas (Sintro/AL).

O presidente da entidade, Écio Ângelo, acredita que o projeto do vereador maceioense pode ajudar quem está do lado externo dos ônibus a ver a movimentação nos coletivos, no caso de assaltos. “Não vejo problema no projeto, essa propaganda e as que estão nos pontos de ônibus foram criadas para ser abatidas na tarifa e isso não aconteceu e eu acho o projeto salutar”, argumentou o sindicalista.

Segundo Écio Ângelo, a proposta do parlamentar não vai trazer desemprego às pessoas que trabalham nesse tipo de serviço, porque, segundo ele, em cidades como Salvador as propagandas são colocadas nas laterais dos ônibus e em Maceió  “não vai haver dano”, explicou.  Dados do Sintro indicam que no passado aconteceram 525 assaltos a coletivos em Maceió. Segundo o sindicalista, este ano vai ultrapassar essa meta.  
PROPOSTA

O vereador Kelman Vieira disse que  o  objetivo da sua proposta é contribuir para a redução da violência na capital. “Eu tinha determinado um estudo, junto a minha assessoria, para verificar a possibilidade de apresentar uma proposta para diminuir a violência. Aquela propaganda na parte traseira dos ônibus ajuda a ação dos meliantes e a retirada das propagandas irá contribuir para quem está fora ver a movimentação dentro dos ônibus”, explicou.

Com o projeto tramitando nas comissões permanentes da Câmara de Maceió, o vereador  disse que agora vai lutar pela sua aprovação, “para minimizar a violência: eu pedi de ofício um apanhado dos assaltos a ônibus, mas ainda não obtive resposta, mas avalio que já são mais de 800 assaltos este ano. O bandido só age quando encontra facilidade e se ele percebe que o espaço está livre, que quem está fora pode ver, vai ficar receoso de praticar o delito”, avalia.

Kelman Vieira, que também é delegado, entende que seu projeto não vai impedir todos os assaltos a coletivos de Maceió, mas observa que vai evitar alguns. “Estou dando a minha contribuição, espero que os meus colegas vereadores entendam a importância da proposta”, disse ele.

Pelo texto do projeto do peemedebista, fica proibido qualquer pintura, adesivo ou propaganda de quaisquer produtos ou serviços, que obstrua a visão ou a transparência do vidro traseiro do transporte público em Maceió. 

“Quero que com isso os bandidos não tentem ações criminosas, já que os veículos ficam mais visíveis e uma viatura que possa vir bem perto possa evitar um assalto ao perceber uma movimentação atípica. O vereador  observa que o projeto apresentado na Câmara é uma forma de  trabalhar para contribuir com a diminuição da violência no município de Maceió. “Um assalto ou dois a menos já é uma contribuição da CMM”, avalia.
COMANDO DO POLICIAMENTO

Procurado pela reportagem para falar sobre o projeto do vereador Kelman Vieira, o coronel Newton Bóia  preferiu não opinar a respeito da matéria, mas mandou os dados estatísticos do Comando para nossa reportagem. Segundo a estatística referentes às ocorrências atendidas pela Polícia Militar de Alagoas, aconteceram, de janeiro a outubro deste ano, 241 assaltos.

O coronel observa que ainda não tem conhecimento do projeto, mas que vai pedir uma cópia ao vereador Kelman Vieira:  “Ainda não tenho conhecimento do projeto e por isso não posso opinar, mas vou ligar para o vereador, pedir uma cópia para me inteirar do assunto e depois posso dar minha opinião”, pontuou  o coronel.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...