quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Governo assina termo de adesão ao programa “Mulher: Viver sem Violência”

Foto: Tércio Capello
Entre as ações do programa, está a construção da Casa da Mulher Brasileira

Mayanna Amorim-Agência Alagoas

O governador Teotonio Vilela e a ministra chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Eleonora Menicucci, assinaram nesta quarta-feira (6), no Palácio República dos Palmares, o termo de adesão ao programa “Mulher: Viver Sem Violência”. A secretária da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Kátia Born, também assinou o termo.

Uma das principais ações do programa é a implantação da Casa da Mulher Brasileira, um projeto que contará com alojamentos provisórios, delegacia, defensoria pública, atendimento psicossocial, juizado da vara da violência doméstica e central de transportes para apoio as mulheres que buscam denunciar a violência doméstica e se proteger. O prédio será construído no bairro do Trapiche e funcionará 24h.

Teotonio Vilela comemorou o aumento no número de denúncias e também o aumento ao combate à violência doméstica, “As mulheres agora sentem, no poder público, a confiança de que podem falar sem sofrerem consequências terríveis”, declarou o governador.

Outras ações como ampliação da Central de Atendimento a Mulher (180) e um Centro de Humanização do Atendimento às Vítimas de Violência Sexual foram anunciados durante a solenidade, além da entrega de duas Unidades Móveis, que darão suporte as mulheres em situação de violência no Campo.

A ministra Eleonora lembrou a luta, de mais de 30 anos, das mulheres brasileiras contra a violência. “É muito bom ter sobrevivido a tudo para não só contar a história, mas também fazer história. É uma alegria e uma emoção muito grande entregar esses ônibus a essas mulheres que lutam para diminuir a violência também na Zona Rural”, disse.

A ministra ainda destacou a importância do Poder Judiciário no combate a violência doméstica. Segundo Eleonora, mais de 350 mil mulheres em todo o Brasil já foram salvas por medidas protetivas.

Participaram também da solenidade, o desembargador José Carlos Malta, o representante da Defensoria Pública de Alagoas, Daniel Alcoforado, a secretária de Assistência Social do Município de Maceió, Juliana Vergetti e o representante do Ministério Público, Walber Valente de Lima.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...