domingo, 17 de novembro de 2013

Bom domingo!

Fotos de Ldorvane Cabral
Olívia de Cássia - jornalista


Um domingo com cheiro de saudade começa o meu. Saudade de tudo: vejo fotos da terrinha, atividades culturais referentes à Semana da Consciência Negra e sinto um apertinho no peito, vontade de estar por lá, dividida.

Queria estar em União dos Palmares, vontade de estar no hospital com meu irmão. Amanheci alérgica ainda, espirrando muito e nessas condições, durante a semana fui muito pouco ao hospital, além da enxaqueca que me atormenta o juízo.

Vejo a bandeira da minha terra nas fotos e dá um orgulho danado de ter nascido palmarina, apesar dos pesares. Vejo também nas fotos de Ladorvane Cabral amigos que não via tem um tempinho e a vontade de estar lá só aumenta a adrenalina.

O ministro Aldo Rebelo sempre presente nessa cavalgada, que sai de União e vai até sua terra natal, Viçosa; uma linda cidade do interior alagoano que preserva sua história e sua cultura. Nessas horas avalio que o que se tem que fazer é participar e valorizar a cultura da terra, esquecendo as divergências políticas e as encrencas provocadas pela diversidade de opiniões.

A 2ª Cavalgada da Liberdade é uma iniciativa do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Educação e do Esporte, e do Ministério dos Esportes, com o apoio do Ministério da Cultura, Fundação Palmares, Prefeituras de União dos Palmares, Capela, Cajueiro e Viçosa, além da Adeal e Secretaria da Mulher e Direitos Humanos/Procon.

O percurso tem aproximadamente 50km e nesse trajeto, a Secretaria Adjunta do Esporte coordena a apresentação e implanta modalidades esportivas nos povoados e comunidades quilombolas, doando o material esportivo e cestas básicas aos mais carentes.

 Quem preferir fazer um percurso menor, de 24 quilômetros, pode optar por entrar na cavalgada no povoado Santa Efigênia, no município de Capela, segundo o que foi divulgado pela Secretaria de Comunicação do Estado.

Pelas fotos, lá vão os cavaleiros para sua aventura e que tenham boa sorte, que haja mais consciência nos homens e mulheres de bem e que o preconceito se torne apenas uma página da história que a gente tenha que ler apenas para lembrar que não se deve discriminar ninguém pela sua cor e pela sua maneira de ver a vida. Bom dia!

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...