terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Presença de seleção de Gana vai incrementar turismo étnico em Alagoas

Foto: Olívia de Cássia

Fonte: assessoria\Setur-AL

Serra da Barriga será ponto de visitação de turistas e imprensa especializada que virá cobrir a Copa

O turismo alagoano está comemorando a escolha de Maceió como Centro de Treinamento da seleção de Gana para a Copa do Mundo de 2014. O estado que abrigou o maior quilombo de resistência negra no Brasil receberá a melhor seleção africana da atualidade, que utilizará o estádio Rei Pelé como local para os treinamentos antes e durante os jogos.

“Foi uma grande conquista para Alagoas, Afinal, fomos escolhidos entre os 83 locais autorizados pela Fifa” comemora Danielle Novis, secretária da Estado do Turismo. “É importante frisar que a escolha da seleção não recai apenas sobre o estádio e o hotel. A estrutura da cidade e os serviços são analisados pelos países”.

A diretoria de Marketing da Setur já começou a montar as estratégias para aproveitar a presença da equipe ganesa, dos turistas e da imprensa nacional e internacional em Alagoas.

 “Vamos potencializar o turismo étnico aqui em Alagoas. O Quilombo dos Palmares, na serra da Barriga, teve um papel fundamental na luta pela igualdade dos negros, e o mundo precisa saber disso”, afirma Paulo Kugelmas, diretor de Marketing da secretaria. “Esta será, sem dúvida, uma excelente oportunidade”.

O Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na serra da Barriga, será o ponto central desta estratégia. A proposta é convidar turistas e jornalistas para conhecer o local onde se refugiaram mais de 20 mil negros entre os anos de 1597 e 1695.

 “Ainda não sabemos qual será a agenda da seleção de Gana, mas queremos levar os atletas pra lá também. Haverá ainda campanhas publicitárias e outdoors pela cidade dando boas vindas aos nossos irmãos africanos”, afirma Kugelmas.

Além disso, o estado deu a largada, desde 2011, na campanha “Praias da Copa”, que busca atrair os turistas que pretendem descansar durante a competição. “Estamos mostrando às pessoas que Alagoas é um excelente destino para relaxar, uma vez que os preços por aqui não estarão proibitivos como nas cidades que sediarão os jogos”, explica Novis. 

“Outro aliado nosso é o aeroporto Zumbi dos Palmares, que tem vaga para 18 aeronovas no pátio, o que ajudará muito a desafogar a malha área aqui na região durante os jogos”.

Alagoas é um dos três estados escolhidos como CT que não vão sediar jogos da Copa - os outros são Sergipe e Espírito Santo. Gana é considerada hoje a melhor seleção africana, e no ultimo mundial, na África do Sul, saiu nas quartas-de-final em um jogo eletrizante contra o Uruguai, decidido nos pênaltis. 

Jogadores como os meias Boateng, do Shalke 04 (Alemanha), e Muntari, do Milan (Itália), são algumas estrelas do time. A seleção ganesa está no grupo G, com Alemanha, Portugal e Estados Unidos. 

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...