segunda-feira, 22 de julho de 2013

Turistas de quinze países visitaram o Parque Memorial Quilombos dos Palmares

Foto de Olívia de Cássia
Por Olívia de Cássia, com informações da assessoria
No primeiro semestre deste ano, visitantes de quinze países e turistas das várias regiões do Brasil estiveram no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, local onde Zumbi comandou  um exército com mais de 30 mil homens.
Segundo a secretária de Turismo do município, Jacineide Maia, só no primeiro semestre deste ano 2.174 visitantes compareceram à Serra da Barriga. A pesquisa  foi realizada pelos técnicos Carlos Ito, Cleiton Santana e Natally Tenório.
A secretária avalia que a demanda turística de União dos Palmares já existe “e com forte presença tanto de origem nacional quanto internacional”. Segundo ela, turistas da Alemanha, Argentina, Angola, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Eslováquia, Espanha, França, Holanda, Itália, Japão, Peru, Suíça e Uruguai, incluindo visitantes das diversas regiões do país foram conhecer o local onde foi construído o mais importante quilombo do Pais.
Jacineide Maia observa que houve uma presença quase que constante desses turistas no local, além de pessoas de Pernambuco, Sergipe e Bahia. “Da região Centro-Oeste, visitantes de Goiás e Brasília marcaram presença na Terra de Zumbi em cinco meses e da região Sul, Rio Grande do Sul foi o Estado que mais visitou o Memorial, também em todos dos meses do semestre”, destaca.
Segundo a pesquisa feita pela Setur de União, os turistas visitaram o Parque Memorial Quilombo dos Palmares por vários motivos: turismo, pesquisa, passeio, projetos e visita normal. A pesquisa também classificou as visitas por estados pelo maior número de visitas.
“Pela ordem, em primeiro lugar: Alagoas, seguido de Pernambuco, Sergipe, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia,   Minas Gerais Rio Grande do Sul, sendo que o Estado de São Paulo, no primeiro trimestre, ocupou o segundo lugar nas visitas. Isto revela que paulista não vem para o Nordeste só ver praias”, pontua a secretária.

Jacineide destaca o grande potencial de atrativo turístico que o Memorial Parque Quilombo dos Palmares tem, “além de ser um importante polo comercial, cultural e turístico é um local indutor para o desenvolvimento sustentável da indústria do turismo como atividade econômica do destino Região dos Quilombos”, assegurou. 

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...