quarta-feira, 24 de julho de 2013

União dos Palmares realiza II Conferência de Cultura

Por João Paulo Farias – Secom/UP
O município de União dos Palmares discutiu nesta quarta-feira, 24, as políticas públicas de cultura, para a implementação e consolidação do Sistema Municipal de Cultura, envolvendo seus respectivos componentes.

O evento reuniu dezenas de pessoas, entre autoridades, representantes de grupos culturais, artesãos da comunidade quilombola do Muquém e religiosos de matriz africana do município.

Segundo a secretária de Cultura, Genisete Sarmento, a conferência tem como objetivo ouvir os produtores de cultura e a população, e dessa forma contribuir com a efetivação das ações.

A secretária destacou que apesar das dificuldades que o município está passando devido ao bloqueio das contas da prefeitura, “não há dúvidas que com perseverança enfrentaremos esses problemas e vamos colocar em prática o plano de governo do prefeito Beto Baía”, disse Genisete.

Preocupada com o desenvolvimento cultural de União dos Palmares, Genisete Sarmento, esteve em Brasília, onde conseguiu, por intermédio do deputado federal Paulo Fernando dos Santos (Paulão-PT), um recurso de 500 mil reais, que segundo ela, será investido na construção da biblioteca municipal e arquivo público. “O município saindo do Cauc e receberemos o recurso”, anuncia.

O prefeito Beto Baía destacou os vultos culturais de União, (Jorge de Lima, Maria Mariá, Povina Cavalcante e o líder negro Zumbi). Segundo Baía, “é necessário explorar a cultura do município e colocá-lo no calendário nacional da cultura”, disse.

A conferência teve como homenageado o mestre Caboclo Lino, grande produtor cultural da cidade , falecido a pouco mais de um ano. Na escola, imagens dos artesãos do Muquém e do Mestre, decoravam o ambiente.

O grande momento do evento foi a palestra do diretor de Políticas Culturais da Fundação Municipal de Cultura de Maceió, Marcos César Sampaio, que falou sobre Cultura e Desenvolvimento: Economia Criativa como uma estratégia de desenvolvimento sustentável.

Segundo Sampaio, “economia e desenvolvimento cultural pode contribuir como elemento gerador de renda”, disse. O diretor falou das possibilidades de produção de serviços culturais para movimentar a economia local, num município que tem um a história regada de cultura.

A II Conferência de Cultura tem quatro pontos de discussão: Implementação do Sistema Municipal de Cultura; Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cidadania e Direitos Culturais e Cultura e Desenvolvimento. As propostas serão discutidas nos grupos de trabalho, onde serão votadas e encaminhadas para a etapa estadual, junto com os delegados.

PRESENÇAS

Várias autoridades participaram da conferência: as secretárias de Turismo, Jacineide Maia; de Saúde, Carla Theresa; do Meio Ambiente, Macário Rodrigues; o diretor do Saae, Marcos Pedroza; representantes da secretaria de educação; a representante da Fundação Palmares, em Alagoas, Maria José e da Secretaria de Estado da Cultura, Claudia Puentes.

 

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...