segunda-feira, 15 de julho de 2013

MPA encerra entrega de sementes com atividade na Serra Bonita, em Palmeira dos Índios

Fotos: Olívia de Cássia
Olívia de Cássia – Repórter

O Movimento dos Pequenos Agricultores de Alagoas encerrou a entrega de 550 quilos de sementes para comunidades rurais do Sertão. A atividade aconteceu neste domingo, 14 de julho, na Serra Bonita, região de Palmeira dos Índios, na residência da coordenadora do Movimento, Vera Lúcia Félix.

As sementes de milho e feijão foram conseguidas com a intervenção do deputado Ronaldo Medeiros (PT), junto a Secretaria de Agricultura (Seagri)  e vieram de Santa Catariana por conta da perda que os agricultores alagoanos tiveram com a seca deste ano. 

Antecedida de um almoço, a atividade do MPA teve visitas a três comunidades de pequenos agricultores rurais que também foram contemplados com o programa das cisternas do governo federal.  São trabalhadores que estão engajados no MPA e cooperados da Cooperativa de Agricultores, que fizeram uma explanação de suas atividades para os presentes.

Como parte da programação do MPA também teve  uma visita à agroindústria, que fabrica doce de jaca, banana, caju, leite e mamão. O representante da Secretaria de Agricultura, Miguel Antônio Oliveira, coordenador das ações de combate à estiagem, disse que esse é o encerramento da primeira etapa das atividades, mas observou que, em agosto, a Seagri inicia outras ações em benefício da agricultura familiar.

Depois de ouvir atentamente todas as demandas dos agricultores sobre a criação de animais e a produção agrícola, Miguel Antônio anotou as reivindicações, falou da parceira do governo com os trabalhadores e colocou a Seagri a disposição da categoria.
 “Fiquei surpreso com a organização das comunidades e em nome do secretário afirmo que o programa vai ter continuidade no segundo semestre, uma vez que as chuvas não foram suficientes na região. Convido a todos para conhecer um programa que está dando certo em Santana do Ipanema: o PAF (Programa de Avicultura Familiar)”, observou.

Miguel Antônio falou dos vários programas da secretaria para a agricultura familiar: Programa de Agricultura Familiar (PAF), assistência técnica, sementes, Mais Leite, Mais Ovinos, Galinha Caipira, Cisterna para Todos,  e disse que ficou admirado com a organização dos trabalhadores rurais do Sertão.

A coordenadora do MPA, Vera Félix explicou que a cooperativa de agricultores da região foi viabilizada com verba do governo federal, como resultado de um projeto do Programa Luz para Todos, em 2011. A entidade tem 28 cooperados: 13 mulheres e 11 homens, mas ainda não tem sede; os cooperados se reúnem no espaço da agroindústria dos trabalhadores.

Vera Félix disse que os trabalhadores só vão conseguir produzir com qualidade se todos fizerem a sua parte.  “Quando existe movimento é para que as pessoas façam acontecer. Agradecemos a parceira com a Conab, governo do Estado, MPA e o deputado Ronaldo Medeiros, que articulou e ajudou na distribuição e no transporte das sementes que vieram de Santa Catarina, mas é preciso que os trabalhadores se organizem para viabilizar o seu banco de sementes, para que não precisem recorrer a outros estados para tal”, observou.

Edson Soares é produtor de mamão e frango e diz que produz cerca de 500 frangos ao ano. A produção de mamão ele diz que foi danificada por conta da seca, mas explica que conta com a assistência técnica da Emater.

Outro agricultor falou da sua diversificação de produção: planta pinha, criação de peixes, galinha caipira e suíno. “É uma produção mista, uma diversidade de produtos, que é conseguida com a organização desses trabalhadores”.
Jane Clécia Rodrigues da Silva, da coordenação nacional do MPA, disse que foi bom trabalhar com a parceria que deu certo e disse que espera no próximo ano repetir a parceria. Ela defendeu a luta dos agricultores pelos programas sociais para a agricultura familiar.

A atividade de encerramento de entrega das sementes contou com a participação de lideranças rurais de vários municípios do Sertão alagoano; a presidente da Cooperativa dos Agricultores da região;  Ygo Costa, que representou o deputado Ronaldo Medeiros no evento;   o responsável pela Carteira da Agricultura Familiar do Banco do Brasil, Ib Pita; lideranças dos movimentos sociais rurais, pequenos agricultores de Serra Bonita, Monte Alegre,  trabalhadores rurais de municípios como Estrela de Alagoas, Girau do Ponciano, Major Isidoro, Cacimbinhas e outros municípios do Sertão alagoano.  

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...