terça-feira, 2 de julho de 2013

Alagoanos vão participar da Jornada Mundial da Juventude 2013

Evento terá a presença do papa Francisco e acontece de 22 a 28 de julho, no Rio de Janeiro


Olívia de Cássia – Repórter

Centenas de jovens e adultos alagoanos, entre eles catequistas, padres e organizadores de várias comunidades católicas do Estado vão participar da Jornada Mundial da Juventude 2013, que acontece no período de 22 a 28 de julho, no Rio de Janeiro.

A JMJ é um megaevento católico que terá uma extensa programação e como principal ponto a primeira viagem internacional do novo líder da Igreja Católica, o papa Francisco, que está sendo esperado com muita expectativa por parte da comunidade católica brasileira.

O padre Jerônimo Pereira Bezerra é da paróquia de Pão de Açúcar, mora em Belo Monte e vai participar do evento. Ele observa que não tem como mensurar o número de padres e de fiéis que vão sair do Estado para participar da Jornada Mundial da Juventude.

“Não tem como mensurar, porque são grupos diversos nas três dioceses de Alagoas. Também não há uma programação especifica para peregrinos alagoanos, pois nos misturaremos com todos outros oriundos dos vários continentes, especialmente de rincões do Brasil”, explica.

Segundo o padre Jerônimo, os peregrinos de um modo geral ficarão nas hospedagens de suas escolhas: hotéis, escolas, espaços coletivos, conventos, seminários e casas de família.  “No meu caso ficarei hospedado na casa de uma família católica e a hospedagem foi conseguida por um padre amigo. Os peregrinos que têm conhecidos e amigos hospedam-se na casa dos seus amigos e familiares”, argumenta.

Lucyana Padylha, da Igreja Santa Terezinha do Menino Jesus, do Conjunto José Tenório, na Serraria, é uma das integrantes da caravana alagoana que vai ao evento. Ela disse que da sua comunidade vão seis adultos e 27 jovens, que vão ficar hospedados na casa de um familiar de um dos participantes.

Como madrinha do grupo, Lucyana disse que a participação desses jovens no evento é de fundamental importância, porque significa “o aprofundamento da fé” e avalia que a participação do papa Francisco vem estimular os participantes, porque apesar da idade, ele   tem outra visão, pensa jovem. “Com essa interação jovem eles têm uma sede do bem uma sede de Deus”, pontua.

A programação da Jornada Mundial Católica será uma só, para jovens e adultos, segundo Lucyana: terá missa, comandada pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, o único ponto de partida do evento que não terá a presença do papa Francisco. A missa ocorrerá na Praia de Copacabana, na zona sul da capital fluminense.

Além da missa, a JMJ terá via sacra, festival de música católica, noite da vigília, que acontece na noite do dia 26 para 27 (considerada uma das partes mais importantes da programação), entre outras atividades.

Para Lucyana, a vinda do papa Francisco ao Brasil é fundamental: “Ele é muito carismático e sabe o que é ser caridoso”, reforça, acrescentando que em Alagoas algumas atividades preparatórias estão sendo feitas, como a Caminhada pela Paz, realizada na quinta-feira, 27 junho e que teve a presença maciça de jovens. 

Outros eventos preparatórios como encontros e reuniões também estão sendo feitos no Estado, com a finalidade de discutir e embasar os jovens sobre o que vão viver no evento.

ACOLHIMENTO

Creuza Caldas de Lima é católica praticante e fará a hospedagem gratuitamente de quatro alagoanos em sua casa, que fica perto de um dos locais de catequese. Por e-mail ela diz à reportagem que não conhece as pessoas que vai receber.

“Quando os meninos de Fernão Velho manifestaram a vontade de ser hospedados por mim, orientei-os para que o fizessem oficialmente. Claro que teria um imenso prazer em ter essa turma por perto, porém oficialmente, seria o procedimento melhor para eles”, explica.

Creuza Caldas observa que as famílias não abriram somente suas casas, mas, sobretudo, os corações para receber os participantes da JMJ. “Eu acredito profundamente no sucesso total do evento e espero um legado extremamente frutuoso: jovens protagonistas de uma nova evangelização”, diz ela.

A casa de Creuza Caldas fica perto da Igreja de São Jorge, em Quintino, que será um dos pontos de catequese. “Os peregrinos serão encaminhados de acordo com o local de hospedagem. Vale lembrar que no Kit do peregrino vem incluído também, além da alimentação, o transporte”, finaliza.

Um comentário:

Anônimo disse...

Matéria importante Olívia, meus parabéns mais uma vez...

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...