sábado, 27 de julho de 2013

Renan Calheiros diz que o Senado está vivendo um ano rico da sua história

Senador Renan Claheiros e o suplente Fábio Farias
Fotos de Olívia de Cássia

Olívia de Cássia – Repórter

O senador Renan Calheiros (PMDB), disse ontem, 26, em um café da manhã oferecido à imprensa alagoana, no salão Djavan do Hotel Hitz Lagoa da Anta, no bairro da Cruz das Almas, que ouvindo as vozes das ruas o Senado está vivendo um ano rico de sua história.

Segundo, o presidente da Casa, que aproveitou o recesso de dez dias para visitar suas bases no Estado, o Senado está fazendo uma reforma administrativa, cortando custos, acabando com redundâncias e com privilégios, com esses novos tempos.

Renan destacou o trabalho do Senado, após diversas rodadas de conversas com os representantes das manifestações no Brasil. “É preciso interpretar as vozes das ruas”, disse ele.

“Aprovamos diversos projetos, proposições e discutimos bastante a situação do país. Aprovamos a distribuição do Fundo de Participação dos Estados (FPE); aprovamos a corrupção como crime hediondo; a ficha limpa para os servidores públicos; aprovamos os royalties para ser investido em educação e saúde; e o fim do voto secreto em julgamento de deputados e senadores”, explicou o senador.

Calheiros observou que com as medidas adotadas depois das manifestações acontecidas em todo o País, ao final de dois anos o Senado terá uma economia de mais 300 milhões de reais.

“Nós implantamos um conselho de transparência e controle social, contamos no conselho com a presença da sociedade civil, por meio do Instituto Ethos, do Portal da transparência Brasil e da ABI (Associação Brasileira de Imprensa) e com base na  Lei de Acesso a Informação foram dadas quase 30 mil respostas à população. O  Senado ouviu as vozes da rua”, reforçou.

PMDB terá candidato ao Governo do Estado

Respondendo às indagações da imprensa sobre as próximas eleições, o senador disse que o PMDB precisa reavaliar sua postura de um passado recente, quando foi derrotado nas últimas duas eleições para governo e a Prefeitura de Maceió, respectivamente.

“O PMDB tem bons nomes para disputar o governo do Estado, mas tudo tem seu tempo e a política também”, disse ele.

Diante da ventilação de seu nome para disputar o Governo do Estado, Renan lembrou que a definição de candidaturas não deve ser precipitada, e acrescentou: “Eu sinceramente tenho dúvidas sobre onde posso ser mais útil a Alagoas, se na presidência do Senado ou no governo do Estado. Por isso, acho que ainda é muito cedo para assumir isso. Na minha opinião, o tempo correto para essa definição será março ou abril do ano que vem”, disse.

Renan Calheiros citou o ex-prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, o deputado federal e ex-prefeito de Murici, Renan Filho e o ex-vice-governador José Wanderley. “São alguns bons nomes que o partido dispõe para a disputa eleitoral do próximo ano”, segundo o senador.

“O ex-prefeito Luciano Barbosa teve um índice de aceitação de 80% durante os dois mandatos frente à Prefeitura de Arapiraca. Renan Filho também foi um excelente gestor à frente do município de Murici e o ex-vice-governador José Wanderley até seria indicado para assumir a pasta do Ministério da Saúde, isso só demonstra que temos bons nomes para disputar o Palácio do Governo”, observou.

ALIANÇAS

sobre uma possível aliança entre PT e PMDB no Estado, a exemplo do que acontece em âmbito nacional, o senador Renan Calheiro disse que os dois partidos podem ter projetos conflitantes no primeiro turno.

“Essa aliança pode ocorrer no segundo turno, de acordo com os desdobramentos, mas no primeiro turno os projetos podem conflitar”, explica, reforçando a boa relação que tem com o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), o senador Fernando Collor (PTB), o senador Benedito de Lira (PP), o ex-governador Ronaldo Lessa (PDT), o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), o ex-prefeito Cícero Almeida e a prefeita de Arapiraca, Célia Rocha (PTB).

“Prometi quando assumi a presidência do Congresso Nacional que as eleições não iam ser antecipadas, que iria trabalhar pelos projetos com os quais me comprometi”, reforçou Renan Calheiros.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...