domingo, 28 de julho de 2013

Veterinária alagoana aplica fisioterapia para cuidar de cavalos atletas

Fotos Sandro Lima

Olívia de Cássia – Repórter

A médica veterinária alagoana Lidyane Kristine da Silva Lima, especializada em fisioterapia e ortopedia animal, há dois anos utiliza esse tipo de tratamento para cuidar de cavalos que são atletas, com problemas de tendinite e outras lesões graves. Ela também desenvolve seu trabalho com cães e gatos em domicílio quando é solicitada.

Segundo os especialistas na área, a fisioterapia tem se revelado uma ótima ferramenta a ser utilizada na prevenção, no tratamento e na reabilitação de lesões comumente desenvolvidas pelos animais atletas. A fisioterapia equina é fundamentada no conhecimento das estruturas anatômicas do cavalo e sua biomecânica.

Nos cavalos atletas o tratamento começou a ser utilizado devido aos excelentes resultados; os avanços crescem e é cada vez maior o número de pesquisas na área, assim como o de equipamentos e profissionais especializados.

A reportagem da Tribuna Independente foi até a faculdade de Veterinária do Cesmac, campus da Praia do Francês, para verificar o trabalho desenvolvido por Lidyane Kristine. No local, a veterinária fez uma demonstração do seu trabalho e explicou como é feito o tratamento.

Segundo Lidyane, a cura do animal pode ser feita por meio de calor, quando é produzido com aparelhos eletrônicos; “com a aplicação de compressas: banhos de imersão e outros; por meio do frio - aplicação de jatos de água fria e ou gelo”, explica.

Outro tratamento utilizado é a hidroterapia, em piscinas ou rios; com luz - laser (inclusive laser-acupunctura), infra-vermelho, corrente eléctrica, entre outras técnicas. O tratamento também é feito por meio de exercícios terapêuticos - alongamentos, fortalecimento muscular, mobilização articular, como as caminhadas.

Lidyane Kristine utilizou a égua Princesa Roxa para explicar como desenvolve o seu trabalho. O animal é da raça quarto-de-milha, tem um ano e meio de idade, custou ao proprietário a bagatela de R$ 120 mil reais. 

A veterinária pontuou um caso em equino que ela tratou, por meio da fisioterapia, em que um cavalo teve várias fraturas e com a fisioterapia foi possível curar. “Foram dez sessões e felizmente o animal ficou bem”, argumenta. Ela acrescenta que levou esse caso para seu trabalho de pós-graduação e todos ficaram admirados com o desempenho do tratamento.

“Dependendo do caso e do organismo, o animal reage”, ela conta. O tratamento de fisioterapia é feito para tratar vários problemas ósseos nos animais, da mesma forma que é feito com os humanos.

OBJETIVOS

Segundo o site Fisioterapia Equina, os objetivos a serem alcançados no tratamento variam de acordo com a patologia que o profissional está tratando; pode ser a recuperação das capacidades do corpo ou de um segmento qualquer do cavalo, para a realização de movimentos normais.

 “Dentre os principais objetivos encontramos: promover a analgesia; ganhar amplitude articular; redução de espasmos musculares; evitar a formação de contraturas musculares e deformidades; combater edemas e processos inflamatórios locais; fortalecer e manter força muscular; reduzir alterações de marcha”, entre outros.

“Independentemente das técnicas de tratamento escolhidas, se administradas por um profissional capacitado e adaptadas de acordo com o quadro clínico de cada animal, poupará o cavalo de dor e sofrimento muitas vezes desnecessários”, explica.

Além disso, a fisioterapia permitirá que o animal realize seu trabalho com total desempenho e, em caso de um cavalo atleta, evitará o encerramento precoce de sua carreira, que muitas vezes ocorre devido a lesões simples, que se diagnosticadas precocemente não deixariam sequelas. “Faço meu trabalho em haras, em fazendas também”. O contato para quem quiser conhecer o trabalho de Lidyane é: 9958-5816.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...