sexta-feira, 12 de julho de 2013

Ainda a violência contra a mulher

Olívia de Cássia - jornalista

Mais uma vez volto a discorrer sobre um tema que ainda é frequente na sociedade: os crimes cometidos contra as mulheres, que acontecem pelas mesmas desculpas: companheiros insatisfeitos com o fim dos relacionamentos agridem e matam suas mulheres ainda como se fossem donos delas e pudessem dispor de suas vidas e de seus destinos.

 As agressões se repetem diariamente e não só nos extratos mais baixos da sociedade. Na classe alta isso acontece muito, como já comprovaram várias pesquisas, só que de forma muito sutil; essas mulheres da classe alta e média ainda se envergonham de fazer a denúncia.  

“Qualquer ato ou conduta que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto na esfera pública quanto na vida privada, é considerado violência”. Esta é a definição prevista na Convenção Interamericana de 1994, para Prevenir e Erradicar a Violência contra a Mulher.

Felizmente, nos dias atuais, apesar de ainda haver muito medo, as mulheres estão mais corajosas para denunciar seus espancadores e violentadores; mas ainda é preciso muito para que se consiga chegar a um grau de civilidade no País e no Estado.

Em Alagoas, só para citar um exemplo, na quinta-feira, 11, um homem foi acusado de tentar matar sua esposa, a facadas. A tentativa de homicídio aconteceu na residência do casal, no povoado de Campo Alegre, em Jaramataia.

Segundo vizinhos do casal,  a vítima já havia tentado se separar do marido várias vezes, mas ele não queria. Nesta quinta, o tema voltou a ser pauta do dia entre os dois e mais uma vez discutiram por causa do assunto. Durante a briga, ele teria usado uma faca-peixeira e começou a ameaçar a esposa.

A mulher correu para a rua, tentando fugir do marido, mas ele foi atrás da esposa e conseguiu alcançá-la, esfaqueando-a no braço, abdômen e no peito. Os vizinhos do casal acionaram a Polícia Militar e uma ambulância local.

Os militares do 3º Batalhão fizeram rondas pela comunidade, mas não conseguiram localizar o agressor. A mulher foi conduzida à Unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca, onde foi internada.

Essa mulher foi apenas um exemplo das centenas de vítimas espalhadas nesse país afora, muitas que ainda nem têm a coragem de se expor para denunciar os maus tratos. E não é só a  falta de educação que resulta nesse tipo de agressão nos relacionamentos.

Sempre que os ânimos estão exaltados, eles usam de violência para tentar impor suas vontades e imposições, como se as mulheres fossem propriedade privada deles, que eles podem dispor de suas vidas.

A ausência de diálogo, a violência e a intolerância, parece que ainda são marca nos relacionamentos, em pleno século XXI. Ma se não há preparo, entrosamento, parceria e muito carinho, tudo se dispersa. Ainda falta muito para que cheguemos a uma sociedade mais justa e mais fraterna, onde os homens de verdade valorizem suas mulheres e companheiras. Boa noite e fiquem com Deus.


Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...