sábado, 4 de maio de 2013

Vigília na Serra da Barriga celebra 30 anos dos APNs


Por João Paulo Farias – Secom/UP
O trigésimo aniversário dos Agentes de Pastorais Negros do Brasil – APNs foi celebrado na madrugada deste sábado, 04, com uma vigília na Serra da Barriga, em União dos Palmares, onde centenas de lideranças de 14 estados brasileiros marcharam em memória do líder negro, Zumbi, refletindo o combate de todas as formas de racismo e, sobretudo, com as políticas de ações afirmativas.
A programação teve início no dia 2, em Maceió, com uma vasta programação, que contou com as presenças de diversas autoridades nacionais. 
A primeira dama do município, Conceição Baía, junto com os secretários recepcionaram as lideranças, na quadra municipal da cidade, com a apresentação da banda Afro Dandara. “É com muito prazer que trago aqui os votos de boas vindas do prefeito Beto Baía, que na ocasião não pode estar presente, pois está se recuperando de uma cirurgia”, disse Conceição.
Para Nuno Coelho, Coordenador Geral dos APNs, a vinda a Serra da Barriga, fortalece o movimento negro, “subir a serra e pisar num solo sagrado é uma honra para o povo negro do Brasil”, ressalta Coelho. Já o padre equatoriano, Joaquim Yamukelela, o resultado da vinda a Serra da Barriga, foi positiva, “visitar esse lugar onde houve uma luta de libertação é muito significante. Levarei essa mensagem para o Equador”, disse.
Durante a subida, na madrugada, que teve pouco mais de 2 km, foram feitas quatro paradas, onde grupos refletiam sobre um tema, voltado ao negro e sua história de luta. Pouco depois das 06 horas da manhã de hoje, todos se dirigiram ao Povoado Quilombola Muquém.
No Muquém, um grande café da manhã recepcionava os visitantes, com atrações culturais da comunidade. No local foram plantadas 30 mudas de árvores nativas da mata atlântica, no residencial construído para as vítimas das enchentes de 2010; cada muda homenageia um herói negro
Segundo a secretária de turismo de União, Jacineide Maia, “a comemoração dos 30 anos dos APN,s, vem a fortalecer ainda mais o movimento negro e o combate as desigualdades desse povo”, ressalta, pontuando que, “as presenças de lideranças da maioria dos estados do país, divulga o nome e a história do município”, conclui.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...