sábado, 4 de maio de 2013

Desapego...

Olívia de Cássia – jornalista

Não tem coisa melhor do que a gente se sentir livre, desapegado de uma ideia ou situação. Livre para caminhar sem impedimentos; livre para ir e vir, livre de um sentimento opressor e que te fez sofrer, livre para ser feliz.  Vairagya  já disse que ninguém alcança a felicidade sem o desapego.

Esse estudioso pontua que a gente passa a vida correndo atrás de um sentimento, perdendo tempo com pessoas que não valem o teu sacrifício, achando que é ali que está a felicidade e se esquece de viver o que está por perto.

Perdi muito tempo da minha mocidade com sentimentos puros, muita ingenuidade, ilusões. Vivi parte da minha vida no passado, de lembranças, querendo que o tempo voltasse e me fizesse reviver os bons momentos.

O tempo vai passando, a gente vai aprendendo mais ainda com os desencontros e decepções, mas sabemos que o tempo não volta. Passei grande parte da minha vida construindo imagens de pessoas, tentando me iludir com o caráter delas, procurando desculpas para seus erros, defeitos, trapalhadas e mau desempenho na vida.

Sempre fui condescendente com os meus supostos amores. Eu sempre procurava uma desculpa para justificar os erros deles e enquanto isso ia acumulando sofrimentos dentro de mim aumentando minha baixa autoestima.

Não tenho vergonha de dizer que passei por humilhações, trapaças, fui passada para traz, mas tudo isso só me fez entender ainda mais o que se passa com o ser humano. O que faz uma pessoa melhor ou pior.

Nando Pereira escreve em seu blog, que você mesmo fez sua vida complexa e intrincada e devido a essa ignorância, ele avalia, corre pra lá e pra cá procurando felicidade nos objetos ou numa pessoa.

Freud dizia que tudo na vida passa pelo que chamamos vínculo, investimento em objeto. Nós investimos afetos em “objetos” que podem variar desde roupas, pessoas, sonhos, ideais, crenças, dizem os psicólogos.

“Esses objetos guardam suas características, mas ganham para cada um de nós os contornos daquilo que colocamos neles. Um de nós adora tudo que é azul, por razões inúmeras, algumas que têm consciência e outras que sequer sonha (ou que somente as acessa em sonho, pelas operações do Inconsciente), explica Eduardo J. S. Honorato e Denise Deschamps.

E para nos desapegar, segundo esses estudiosos, “precisamos desfazer algumas dessas conexões, para que possamos nos ligar a novos objetos, conhecer novas coisas, experimentar mais e assim, termos uma vida psíquica mais saudável. É também, uma questão de aprendizado. Outras vezes somos arremessados a essa tarefa, por lutos inevitáveis, que viver nos traz”, explica.

No momento  é isso o que estou procurando fazer: de vez em quando fazendo uma limpeza no armário, me desapegar de objetos que já nem uso mais, conhecendo pessoas novas, fazendo um pouco de caridade para tentar ser melhor.

Além disso, estou revendo conceitos e teorias que antes eu defendia com afinco, retomando antigas amizades e tentando ultrapassar velhas mágoas e ressentimentos. Vamos refletir sobre esse desapego hoje. Bom sábado para todos. 

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...