sábado, 13 de abril de 2013

Jovens palmarinos têm formação para ser líderes



Reprodução Blog JMarcelo Fotos


A Secretaria Municipal da Infância e da Juventude, em parceria com a Superintendência de Juventude do Governo do Estado, promoveu nos dias 11 e 12 de abril os cursos de formação para Conselheiros Municipais e Novas Lideranças, no auditório da prefeitura de União dos Palmares.
  
O secretário Sérgio Rogério disse que participaram dos cursos jovens ligados ao Hip Hop, igrejas, movimento estudantil e outros grupos. "Alguns desses jovens participam de atividades na cidade, mas não tinham uma formação política, ideológica e social. O curso vai servir para que os mesmos saibam qual a função de um líder, para que no futuro saia daqui novos presidentes de entidades, de organizações, possíveis candidatos daqui a alguns anos", disse Sérgio.

A superintendente de Políticas para a Juventude, Ana Maria Silva, no cargo há dois anos, diz que a equipe está começando agora esse trabalho nos interiores. Ana Maria disse que "o governo sentiu a necessidade de orientar esses jovens, que já tem certa liderança, mas que no cotidiano têm certa dificuldades em se relacionar com os demais e se posicionar diante seus direitos".

A formação começou por União dos Palmares, porque a cidade é uma das primeiras a ter essa Secretaria da Juventude e que a população já vem debatendo essas questões. 

Para a superintendente esse "reflexo da violência na capital é por falta de políticas voltadas para os jovens. Agora que estamos tendo uma discussão em Maceió, primeiro pelo Juventude Viva e agora descobrimos que tem uma coordenadoria de juventude na Secretaria de Assistência Social, na gestão do prefeito Rui Palmeira".

A Superintendência da Juventude conta com 10 funcionários, um número pequeno para atender os 102 municípios do Estado. "Pegamos uma secretaria sem atividades, sem vida e podemos entregar ao próximo superintendente com muitos projetos. O público que atendemos é o dos maiores eleitorado do Brasil, com problemas de discriminação" completou Ana.

O superintendente de Articulação da Juventude, Leonel Theotônio, fez suas palestras na base do diálogo com os jovens palmarinos. Numa das dinâmicas usadas para demonstrar o papel do líder, ele colocou os participantes no papel de prefeitos, para que eles pudessem enxergar a administração, a compreensão de desenvolver projetos, entre outras coisas.  


Feliz com o encontro, Sérgio Rogério disse que o saldo foi positivo. Para Aílton Rocha (BBoy Kiko), do Grupo União Quilombrothers, a maneira como foram passadas as atividades dá outra visão de como ele e muitos vão desenvolver seus trabalhos agora.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...