segunda-feira, 29 de abril de 2013

Artesã palmarina tem história publicada em livro



Por João Paulo Farias - Secom/UP

Durante o evento de capacitação para artesãos de União dos Palmares, nessa sexta-feira, 26, foi anunciada a publicação do livro "A Menina de Barro", que conta a história de dona Irinéia Nunes, durante a enchente do Rio Mundaú em 2010.

O livro faz parte da coleção Coco de Roda e foi lançado, junto com mais quatro obras, neste domingo, 28, pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos. Os livros são de autores alagoanos ou radicados em Alagoas e cada obra custa R$ 20.

Dona Irinéia é conhecida internacionalmente pelas famosas esculturas feitas com o barro retirado do Rio Mundaú, na Comunidade Quilombola Muquém, em União. No ano de 2010, o município foi atingido por uma grande enchente que danificou várias casas do Muqúem; cerca 52 pessoas ficaram em cima de uma jaqueira, esperando as águas baixarem.

A artesã também ficou ilhada e transformou esse dia tão triste em uma escultura de barro, que traz uma réplica da jaqueira com as pessoas no alto da árvore.

A autora da publicação, Gianinna Bernardes, gravou todo o relato sobre a cheia com Irinéia e transformou a tragédia em literatura infantil. Para a artesã, o livro foi uma surpresa: “Todo mundo lá no Muquém adorou o livro; estou fazendo essa história tão triste no barro e o pessoal está gostando”, disse Irinéia.

Ela conta que o episódio de 2010 “foi uma noite de terror; a gente pensava que ia se acabar tudo e ninguém ia sobreviver”, lembrou a artesã, emocionada com o livro nas mãos, que conta a história desse dia.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...