quarta-feira, 24 de abril de 2013

Inicia Semana em homenagem a Jorge de Lima em União dos Palmares



Por João Paulo Farias – Secom/UP


As homenagens ao poeta Jorge de Lima, iniciaram na noite desta terça-feira, 23, dia do nascimento do poeta, que se estivesse vivo, completaria 120 anos. A Semana Redescobrindo Jorge de Lima tem uma vasta programação, com música, sarau e show artístico.

O evento contou com a participação de representantes do governo, sociedade civil e grupos culturais, além dos integrantes do Conselho Municipal de Cultura, empossado ontem. A secretária Genisete Sarmento destacou a importância do conselho, nas discussões das ações a serem implementadas pela Cultura.

“A secretaria tem vários projetos, principalmente, quando se trata da valorização dos grupos culturais do município e vamos apresentar as propostas ao conselho”, disse. Genisete lembrou a importância do dia 23 de abri, já que em União é o Dia Municipal da Cultura, lei de sua autoria quando vereadora, sancionada em 2006.

“A Conferência Nacional das Cidades acontece em novembro e até julho vamos realizar a etapa municipal, por isso que o conselho é fundamental”, lembra.

Para a agente de saúde Nena, que coordena um grupo de “coco de roda”, (dança de roda acompanhada de cantoria) a cultura de União precisa viver. Segundo ela, “é como se fosse uma planta, tem que regar se não ela não dá frutos e morre”, observa.

Já o presidente da Associação dos Grupos Culturais Negros de União – Agrucenup, Djalma Rosendo, fez referência à cultura popular negra no município, dando ênfase à religiosidade de matriz africana e aos novos grupos que tão surgindo: “É preciso mais apoio e incentivo para eles”, disse.

O secretário da Infância e Juventude, Sergio Rogério, falou da importância dos conselhos, como meios de discussão de políticas públicas junto ao governo, “hoje foi um dia especial, onde homenageamos Jorge de Lima e toma posse um importante conselho”, ressalta o secretário.

A programação segue até sexta-feira, 26.

Dia 24 – Praça Jorge de Lima:
19h30 – Seu Serafim – O Sarau
Participação dos poetas da região
Dia 25 – Praça Basiliano Sarmento
20h – Concerto de violino e piano com interpretação de Poemas de Jorge de Lima
Dia 26 – Praça Basiliano Sarmento
20h – Viola Enluarada com Roberta Aureliano

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...