domingo, 7 de abril de 2013

Alunos de Pedagogia da UFPE visitam a Serra da Barriga


Por João Paulo Farias – Texto e Fotos

Agente Carlos Santos fala da história do Quilombo dos Palmares


Dezenas de alunos do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Pernambuco, campi Caruaru, visitaram pela primeira vez a Serra da Barriga, no município de União dos Palmares e puderam conhecer o local onde se concentrou o maior núcleo de resistência à escravidão do negro no país.

A visita aconteceu na manhã deste sábado, 6, e foi acompanhada pelo agente de turismo Carlos Santos, que contou um pouco da história do líder negro Zumbi dos Palmares e apresentou a estrutura do Parque Memorial Quilombo dos Palmares, localizado no platô da serra, que atualmente está em reforma.

O Parque Memorial está recebendo obras de recuperação das instalações e edificações, que estão adiantadas, com prazo de até junho ser concluídas. Um dos problemas no local é a falta de água, já que o município e região estão enfrentando um longo período de estiagem, o pior em 60 anos.

Alunos abraçam árvore sagrada, as margens da Lagoa dos Negros, que hoje está seca

A Lagoa Sagrada, onde se encontra a Gameleira Branca, secou, não há sequer uma gota d’água no local e os moradores da serra cavaram um poço para encontrar um pouco de água. Os alunos e professores puderam conhecer toda a estrutura do Parque.

Segundo a professora, Denise Maria, que ministra a disciplina Racismo e educação nas relações étnicos raciais, “a visita foi positiva, gostei bastante; foi um intercambio cultural, aprendemos mais um pouco e também foi um momento de confraternização dos alunos”, disse.

Já Ranúzia Neta, aluna do sexto período de Pedagogia, disse que a visita propiciou sentir na prática o significado do lugar. “Pretendo voltar aqui e levar para a sala de aula a história desse povo e sua invisibilidade hoje”, observou.

Para o agente de turismo Carlos Santos, que tem vasta experiência com o turismo local, a visita dos universitários mostra a importância da história do Quilombo dos Palmares e só vem a engrandecer o município.

Antes de voltarem a Caruaru, todos conheceram o Mercado de Artesanato, localizado na Estação Ferroviária da cidade, onde puderam conhecer os trabalhos feitos de madeira, gesso, barro e palha de bananeira.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...