sexta-feira, 4 de março de 2011

É Carnaval!

Olívia de Cássia – jornalista

Sexta-feira que antecede o sábado de Zé Pereira. Muita gente já viajou, outras pessoas já estão fazendo as malas para aproveitarem o feriadão de Carnaval. Eu, daqui a pouco, vou para a Tribuna Independente trabalhar. Ontem cheguei mais de uma hora da manhã e quando fui dormir já passava das duas. Muito sono e cansaço.

Só vou poder ir para União dos Palmares amanhã, para ver o concurso da Franga e depois desfilar no bloco pelas ruas da cidade. A programação do Carnaval de União já coloquei aí em baixo. Inventei minha fantasia, a gente tem que usar a criatividade e o que dispõe de acessório, quando não há muita grana; eu já providenciei a minha fantasia, tomara que dê certo.

É muito divertido aquilo tudo: A Franga da Madrugada este ano completa seus dez aninhos, já é uma mocinha e no último domingo foi ‘batizada’ pelo ‘primo’, o Pinto da Madrugada. Seu criador, meu amigo Silvio Sarmento, teve uma ideia brilhante ao fazer esse resgate da irreverência dos carnavais. O concurso é muito engraçado e ano passado eu tive o prazer de fazer parte do corpo de jurados.

Estamos precisando disso: desse resgate da fantasia, da alegria, das cores. Sinto-me confiante e feliz quando vejo iniciativas daqui e dali para que a gente possa reviver aquele brilho e alegria de antes, com muita folia, frevo, responsabilidade e sem violência.

No Rio de Janeiro os bailes de Carnaval estão voltando também; hoje passou uma reportagem no programa da Ana Maria Braga do desfile de fantasias, que foi apresentado por Milele e que antigamente teve seu auge com o carnavalesco Clovis Bornai.

Muita gente não dormia, só para ver na televisão aqueles desfiles, os bailes e alegria da moçada. O Carnaval do Rio de Janeiro não é só de escolas de samba e já teve muito glamour antes que as escolas dominassem a Marquês de Sapucaí.

Recife já tem tradição de frevo no pé, maracatus, cirandas e outras manifestações folclóricas. Dá até um arrepio quando vejo tudo aquilo. Em Maceió, o Clube Fênix vai fazer bailes, numa tentativa de reviver os grandes carnavais de clube que teve seu auge no século XX. A AABB, no Sítio Pescaria, em Ipioca, também fará baile de Carnaval este ano. Vejo essas iniciativas com muita animação.

Precisamos fazer isso também em União dos Palmares; fica aqui a minha sugestão para o Ladorvane, Silvio Sarmento e outras pessoas abnegadas que queiram e podem contribuir para que a gente reviva os bons carnavais da nossa Associação Atlética Palmarina, embora que fisicamente no momento isso não seja mais possível.

Que todos brinquem um Carnaval com alegria, fantasia, esperança e responsabilidade. Muito frevo no pé, álcool com moderação e não esqueçam da camisinha quando precisar. E viva o Zé Pereira!

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...