quinta-feira, 31 de março de 2011

Conflitos entre pais e filhos

Olívia de Cássia – jornalista

O conflito entre pais e filhos sempre existiu; muitas vezes é inevitável. Os desentendimentos da minha geração foram muitos.

Tínhamos o sonho da liberdade, queríamos viver nossas próprias experiências, morar sozinhos, e isso causava a incompreensão dos nossos pais. No meu causo, muito mais da minha mãe; vivíamos às turras.

Os jovens têm impulsos de rebeldia quando começam a formar seus próprios valores e conceitos. Mas com o passar dos anos e a aquisição de experiências compreendem que os pais tinham razão em muitas coisas com as quais não concordavam no passado. Essa é uma experiência que estou vivendo agora, mas há 30 anos achava que era a dona da verdade.

Vejo os conflitos atuais de pais e filhos e fico pensando se eu tivesse parido como agiria em determinadas situações. Eu pergunto: faltam limites ou pulso firme de pais e responsáveis, para com a vida de jovens e adolescentes?

Essa discussão foi levantada nos últimos dias, depois da descoberta do corpo do músico alagoano morto pelo filho de 18. A mãe do garoto, que era separada da vítima, apareceu numa entrevista dizendo que o pai abusava do filho, que o espancava e maltratava e isso o teria levado a cometer o hediondo crime.

As agressões sofridas pelo rapaz não justificam tal comportamento, mas é uma explicação que pode ser levada em conta pelo advogado de defesa do agressor, que pode alegar desvio de comportamento de seu cliente e isso pode amenizar a sua culpa. Um fato lamentável e que gera vários debates acadêmicos.

A educação moderna orienta que pais, professores e responsáveis usem o diálogo na convivência, mas muitas vezes, avalio, nem a conversa resolve. Observei opiniões de especialistas na imprensa, cada um com uma visão mais ou menos parecida.

Está comprovado que a orientação e o diálogo são os caminhos indicados a serem seguidos, mas quando isso não resolve, uma boa palmada educativa e um pouco de imposição de limites têm que ser adotados, acredito eu.

Tenho observado no meu convívio pessoal jovens que não tiveram dificuldades na vida, tiveram boa educação, estudaram em bons colégios, mas que não tiveram limites em suas vontades e agora dão trabalho aos pais.

Tive uma educação de antigamente, um pouco rígida, com limites, não podíamos interromper conversa de adultos e nem escutar alguns assuntos conversados por eles. Quando adolescente e jovem eu e minha mãe vivíamos em pé de guerra por conta das minhas ideias que ela não aceitava, mas hoje eu agradeço a educação que tive.

Não pude ter filhos, pensei em adotar para superar essa dificuldade, mas fui desaconselhada pelo meu neurologista a não fazê-lo, por conta de um problema de saúde.

Quando vejo determinadas situações, conflituosas entre alguns familiares, me convenço de que o médico teve razão no conselho que me deu, embora às vezes eu sinta um grande vazio, que procuro preencher de alguma forma, desenvolvendo atividades que me preencham e que me tornem uma pessoa melhor.

O fato é que a família moderna se esfacelou; as mulheres precisaram ir pra rua trabalhar e os filhos estão sendo criados com pessoas estranhas, sozinhos, com parentes, ou em creches, que são insuficientes e ainda muito precárias. O tema por si só vale uma repensada.

2 comentários:

Gagacia disse...

Boa tarde Olívia, concordo plenamente com vc, está faltando limite para os nossos jovens, um pouco de pulso forte não faz mal a ninguém. É sempre bom de vez em quando dizer "não", para que no futuro, esse "não" se transforme em um "sim" é possamos ter homens dignos, decentes e honestos.
Parabéns, bjussssss

Anônimo disse...

Exelente sua matéria Cássia!O seu engajamento e comentário é importante e necessário, hoje mais do que nunca.Nao sou psícologa,nao tenho respostas para tudo,simplismente sou mae e avô. Sou mais humanistas do que economista.O grande perigo atualmente é o silêncio a indiferenca a falta de engajamento.
Socrates reclamava dos jovens já naquela época.
Mais fácil lidar com todos animais mais nao com o animal racíonal.Cada geracao é um produto como os pais têem educado os filhos.
E cada um é crianca do seu tempo!
A velha expressao: Só colhemos o que plantamos.
Com a mentalidade partiacal,muito tem estagnido.
Quando os adultos fala,criancas ficam calado!
Nao devemos esquecer que os pais nao sao "dono" dos filhos, e sim responsavéis por eles!Somos donos de objetos que compramos e pagamos. Acredito que a falta de respeito pela integridade do individuo cria grandes conflitos, e agressividades.
Perguntamos,qual o motivo e causa de certo comportamento e atitude que levou o individuo a ágir de tal maneira?Nao devemos esquecer que:
" Nenhuma crianca nasce criminoso!"
Educam os animais os filhos com pancadas?
Espero que mais pais se engajem, e conhecimentos
dar possibilidades.
Cordialmente.

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...