domingo, 15 de novembro de 2015

Encerramento da Flimar foi de muita poesia, música e animação

Evento cultural teve a participação do poeta Claufe Rodrigues e Mônica Montaine; noite foi encerrada com show do cantor Nando Cordel, um dos homenageados da festa. Foto: Olívia de Cássia

Olívia de Cássia – Repórter

Terminou neste sábado, 14, com muita poesia e música a VI Festa Literária de Marechal Deodoro (Flimar), que este ano homenageou o poeta Jorge de Lima e o cantor Nando Cordel, que finalizou a noite com um grande show e se fez presente à festa todos os dias e participou ativamente do evento, interagindo com a população local, principalmente as crianças.

Alunos das escolas do município também participaram da Flimarzinha, que teve contação de história e visita de escritores que participaram do evento. Depois de atividades nas tendas que foram armadas para atividades lúdicas, as crianças saíram pelas ruas do município com o Cortejo Literário, cantando músicas de Nando Cordel, acompanhadas do ator Chico de Assis.

Em cada parada as crianças recitavam trechos dos poemas do poeta alagoano e palmarino Jorge de Lima. O cantor Nando Cordel disse que a homenagem é muito importante para sua vida. “Estou dizendo isso para tudo mundo; de todas as homenagens que recebi, lá fora, essa para mim é a mais importante. Estou muito honrado e muito feliz em estar aqui”, observou.

O prefeito Cristiano Matheus disse que a Flimar, que aconteceu de 11 a 14, está consolidada para Alagoas e para o Nordeste. “É uma festa literária que reúne grandes escritores e pessoas que gostam, de cuidar da cultura. Já está no calendário de Alagoas e Marechal Deodoro e significa muito para a cidade, porque nós envolvemos as crianças, o público maravilhosos e a gente fica muito feliz”, pontuou.

Segundo o prefeito, a cada ano, a população está se envolvendo mais “e os artistas que nos visitam ficam encantados também com nosso trabalho”, comentou. O  idealizador da Flimar, Carlito Lima, falou que a festa foi além das expectativas e consolidou a Flimar uma das melhores festas literárias que tem no Brasil.

“Isso foi unanimemente dito por todos que estiveram aqui, não só de Maceió, como de fora; que foi um evento bem organizado. O mais importante não é só a festa; termina hoje e amanhã  as crianças estão com a cabeça aberta, pois o maior incentivo nosso é estimular  a leitura, a cultura e isso aí nós alcançamos”, destacou.

Carlinto Lima também comentou que uma professora estava comentando que tem 30 anos de magistério e nunca viu umas crianças tão interessadas em ler como as de Marachal Deodoro. Um prazer homenagear o poeta Jorge de Lima, que nasceu em União dos Palmares”, pontuou.
A Flimar também teve a participação da bisneta de poeta Jorge de Lima Pilar, que agradeceu a homenagem e disse que a família se sente muito feliz com o carinho que os alagoanos têm pelo sei avô.

A ousadia do Secretário de Cultura de Marechal Deodoro, Carlito Lima, foi destacada por  todos os que se apresentaram no encerramento da festa, que contou com poesias musicadas do jornalista, poeta e especialista em Jorge de Lima, Claufe Rodrigues, da jornalista, cantora e poeta Mônica Montone.

No final da manhã aconteceu uma mesa redonda sobre a história política e o movimento estudantil, que teve a participação do ex-governador Ronaldo Lessa.  “Me sinto muito emocionado em participar do evento, que sai de uma cabeça maravilhosa como a do Carlito, que acredita, que faz, que realiza. Eu hoje estava me lembrando dos festivais de verão, quando a gente era estudante; os momentos que a gente já viveu aqui”, comenta.

Segundo Ronaldo Lessa, fazer cultura, fazer história é isso. “Você movimentar todo o acervo que tem e produzir não só para poder conservar o que a gente já tem de memória, mas para ter palestras como essa, que traz uma plêiade de pessoas que podem falar sobre experiências de vida”, destaca.
O ex-governador disse ainda que a Flimar é muito importante para  essa referência. “O caminho é esse; temos as crises, mas é possível superar. Está de parabéns esse cidadão Carlito Lima pelo sucesso do evento que é fantástico”, pontuou.


O Encerramento do evento teve ainda mesas redondas com escritores como Inácio Loyola Brandão; declamação de poesias, homenagem à pianista Selma Brito e entrega de troféus a personalidades patrocinadoras e colaboradoras. 

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...