terça-feira, 24 de julho de 2012

Quero respirar aliviada

Olívia de Cássia - jornalista

Quero respirar aliviada, mas, literalmente, não posso. Vou deitar meia noite e às 3h30 da matina cá estou eu, com insuficiência respiratória e muito cansada, tossindo muito e sem conseguir pregar no sono com tranquilidade. A alergia tem uma base genética importante e minha avó materna tinha asma, está aí a explicação para esse meu mal constante.

Essas crises persistentes de alergia interferirem de forma negativa na qualidade de vida da gente. A vida de alérgicos e de quem tem esses incômodos, piora com a mudança do tempo. Qualquer cheiro diferente já é motivo de incômodo.

Desço do quarto e bato um leite, tomo, volto a deitar, recosto os travesseiros bem altos, fico quase sentada, mas nem assim eu me alivio. A tosse e o cansaço são intensos. Volto pra cozinha e faço um chá de hortelã com gengibre e limão, daqueles de saquinhos e coloco na caneca.

Enquanto degusto o chá vou pensando e sonhando como é bom ter uma noite tranquila e sem aperreios. O suor agora escorre da testa, aos poucos a respiração vai acalmando, mas já fiquei intranquila o suficiente para ter uma dor de cabeça provocada pela tosse intensa. Ainda bem que deixei o vício de fumar e fico muito incomodada quando tem alguém perto de mim fumando.

Esse processo alérgico meu eu tinha quando criança e voltou agora, depois dos quarenta anos. A caneca de chã vai esvaziando e agora eu já perdi meu sono. Fico pensando que minha casa, que é tão tranquila, agora, em todo o canto tem cheiros. Não é falta de limpeza, pois a diarista hoje limpou tudo.

Dizem as más línguas que é o pelo dos meus gatos e dos cachorros que me incomodam, mas não consigo ficar sem meus filhotes. Talvez aqui na biblioteca não seja lugar para alérgico ficar, por conta dos livros, que apesar de terem sido limpos, podem guardar fungos.

Para jornalista alérgico, ter que abrir mão da leitura de jornais impressos já não é muito bom. Ainda bem que existem os noticiários eletrônicos e podemos acompanhar tudo pelo computador.

A tosse intensa parece que passou, mas estou transpirando em bicas, meu corpo ficou agitado pela força que coloquei para tossir. Preciso consultar um especialista para ver se as vacinas resolveriam meus problemas, mas sem plano de saúde fica difícil a gente se cuidar também.

Já não sou muito de andar em médicos, teve uma época da minha vida que eu ia com frequência, mas essas idas foram diminuindo. Os problemas hormonais, a descoberta dos sintomas da ataxia, a indiferença de uma médica em uma das consultas rotineiras que fiz; enfim, tudo isso foi me levando a deixar de procurar especialistas para meus incômodos de saúde.

Mas quando a gente chega à velhice tem que se cuidar, eu sei. Vivo dizendo pra mim que preciso fazer uma revisão geral, feito carro velho, para não pifar de vez, mas cada dia vou adiando essa ida e os problemas só tendem a se agravar, eu sei, tenho consciência disso.

Agora que a tosse passou e já estou respirando mais aliviada, vou voltar pra cama e tentar pegar no sono novamente, que logo mais tenho uma reunião na Assembleia Legislativa. Tenham um bom dia e até mais tarde. Fiquem com Deus.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...