terça-feira, 10 de julho de 2012

Dias há...

Olívia de Cássia – jornalista

Tem dias que a gente se sente um pouco perdido, sozinho, sem direção. Nessas horas desejamos uma palavra de conforto, um colinho, um incentivo para continuar a nossa jornada com dignidade e outros afagos para a nossa alma interrogativa e pensante.

Mas quando a gente é sozinha tem que buscar dentro de si as próprias forças, as próprias respostas, os incentivos para superar essa angústia e se apegar à espiritualidade. Acredito que todo ser humano tem que ter uma crença, seja ela qual for, independente de religiões.

O pior desses momentos de incerteza e indecisões em nossas vidas é quando depositamos crença total nos outros nas suas crenças e em seguida nos decepcionamos, por conta da expectativa que geramos em torno disso.

Devemos entender nesse caso que a culpa não é disso ou daquilo ou de outra pessoa, a culpa é nossa que acreditamos em falsos ídolos, falsos profetas e em falsas em ilusões. Fomos nós que alimentamos falsas expectativas dentro de nós e não o outro com seus pensamentos e certezas.

A vida que vivemos é fruto daquilo que acreditamos, pensamos e construímos. Por isso é fato que não devemos desejar o mal ao outro e nem semear discórdias se não quisermos ter, lá na frente, um retorno disso em nossas vidas.

Muitas vezes as situações acontecem conosco e não sabemos decifrar e entender o motivo de aquilo estar acontecendo em nossas vidas. Esquecemos muito cedo o nosso lado mais feio, o que fizemos, quando geramos e produzimos atitudes negativas para com outra pessoa.

Achamos sempre que temos razão e que o próximo é sempre o culpado e nos isentamos da própria culpa. Como a vida da gente é uma roda viva e está em constantes mudanças, hoje em dia eu reavalio conceitos e pensamentos e acredito muito na lei do retorno, na espiritualidade e tenho a convicção de que para cada bem que a gente faz um dia a vida dá a resposta, mesmo que não entendamos isso.

O mesmo acontece quando fazemos o inverso, quando articulamos maldades, falamos dos outros e cultivamos sentimentos negativos com relação às pessoas dentro de nós. Acredito na construção de um mundo mais justo se cultivamos a paz dentro de nós.

Acredito na ideia de que a construção da paz é um processo onde os conflitos entre as pessoas podem ser tratados de uma maneira construtiva e não violenta e assim promover um entendimento melhor entre os grupos e sociedades. Que todos tenham uma linda noite!

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...