quinta-feira, 26 de julho de 2012

É tempo de refletir...

Olívia de Cássia - Jornalista

Daqui a três meses é tempo de o eleitor brasileiro voltar às urnas para escolher os gestores dos municípios e seus parlamentares que vão ocupar as Câmaras de Vereadores. No Brasil e em nosso Estado, nunca a gente viu tanta denúncia de corrupção e de malversação do dinheiro público como nos últimos tempos.

Independente de ideologias, a corrupção no Brasil se espalhou por todo o canto. Em anos atrás a gente achava que a corrupção estava apenas e unicamente nos partidos conservadores, nos parlamentares da chamada ‘ ala da direita’ e por aí em diante. Enganamo-nos redondamente e estamos vendo a bagaceira tomar conta de tudo.

Hoje sabemos que a maldita corrupção está por toda a parte e que a sede de poder, a ganância pela ascensão a postos de comando e o dinheiro fizeram a cabeça daqueles personagens de mente fraca que antes criticavam aqueles que estavam no comando e que acreditávamos tão cegamente.

É preciso ficar atento e não se deixar iludir por falsas promessas de quem já prometeu muito e não cumpriu nada. Tenho me decepcionado muito ao longo desses anos e o pior é que a decepção que tive foi com lideranças políticas que antes eu nutria admiração e respeito. Hoje sou cética com relação à política e às lideranças e são poucos os que ainda me deixo levar e tento dar um crédito de confiança.

O que a gente percebe é que não são mais os ideais e as propostas de antes que interessam pra muita gente que conseguiu chegar ao poder ou que almeja chegar lá, seja lá de que jeito for. Muitos candidatos que estão aí, postos para as próximas eleições, não sabem o que é humildade e já demonstraram na prática que não têm estrutura para estar no poder.

Ser líder é ter, além de visão, paixão, pensamento estratégico, habilidade de comunicação, ter humildade. Um ser humano que não sabe ser humilde, não sabe dar valor ás qualidades dos outros. Líder é também aquele que tem a capacidade de administrar pessoas e equipes, de personalidades diferentes.

Mas o que acontece por aqui, quase sempre, é que quando alguns assumem o poder valorizam apenas um grupinho de puxa-sacos, emprenham pelos ouvidos, valorizam fofocas e mexericos e não se importam com a qualidade dos outros profissionais que por um motivo ou outro não ficaram lambendo botas do poder.

No próximo dia 7 de outubro voltaremos às urnas e devemos ter muita responsabilidade em quem nós vamos dar o nosso voto e entregar a administração das nossas cidades ou eleger para o Legislativo de seu município.

Procure não se iludir com promessas e não acredite que um prefeito ou vereador possa fazer milagres, porque isso eles não podem fazer. Muitas ações do Executivo ou do Legislativo não dependem deles também; há muita burocracia por trás de toda administração, por isso não acredite em tudo o que lhe disserem que vão fazer, até porque não terão condições. Deixo o tema para reflexão.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...