domingo, 22 de julho de 2012

Corrupção eleitoral é uma das piores mazelas da sociedade

Olívia de Cássia – jornalista

A corrução eleitoral, como todo tipo de corrução, é uma das piores mazelas da sociedade atual e nasce de pequenos gestos. Mas as eleições municipais desse ano e daqui em diante podem reservar algumas surpresas para alguns políticos acostumados com a compra de votos e com a corrupção eleitoral.

Com o avanço das tecnologias e a instantaneidade da informação, os internautas, principalmente os jovens, estão fazendo diversas campanhas nas redes sociais e blogs, acompanhando tudo e influenciando também. As denúncias de compra de voto e corrupção tendem a aumentar daqui pra frente e vejo isso como um fato positivo.

Na internet é possível a gente encontrar vários blogs e sites, além dos oficiais como o do TRE e OAB, que orientam o eleitor como devem fazer a denúncia. A Ordem dos Advogados do Brasil\Alagoas está promovendo uma série de palestras nesse sentido, para conscientizar as comunidades no interior, principalmente os jovens estudantes, a não venderem o voto.

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), em todo o País, também tem feito esse trabalho. No site da entidade nacional, http://www.mcce.org.br, tem textos com orientações sobre isso.

Já outros grupos de jovens estão fazendo campanhas em seus blogs para que haja limpeza na política. Os comunicólogos Isabella Meneses (jornalista) e Hilário Junior (publicitário) organizaram o Movimento "Quem suja agora, vai sujar depois".

Eles propõem disseminar a ideia da "limpeza" na política. Para eles, "limpeza" no sentido real da palavra. Segundo o site do MCCE, o objetivo é “alertar a população e os políticos sobre a sujeira deixada nas ruas pelos panfletos, santinhos e material das campanhas”.

O trabalho funciona utilizando redes sociais na Internet. Eles compartilham a ideia com um grupo de amigos e repudiam a poluição que toda campanha eleitoral deixa nas cidades.

Já a Comissão de Combate à Corrupção Eleitoral da OAB/AL está realizando palestras em escolas de vários municípios do Estado, com o objetivo de conscientizar e combater os crimes eleitorais nas eleições deste ano em Alagoas.

A OAB/AL designou uma comissão especial composta de 61 advogados voluntários, para atuarem em vários municípios, conscientizando a população sobre as consequências da corrupção eleitoral e sobre a importância do voto.

A CCCE foi criada em 2008 com a finalidade de promover ações de conscientização dos eleitores em relação à importância do voto e de combate às diversas formas de corrupção eleitoral, receber denúncias de crime eleitoral, fazer o encaminhamento dessas denúncias e envia aos promotores e juízes eleitorais dos municípios.

No site da Ordem há um link específico para receber as denúncias. A Lei 4737/65 define os tipos de crimes eleitorais e embora a gente esteja pessimista com relação à ação das autoridades contra os políticos corruptos, saber que existem oficialmente instituições que exerçam a fiscalização e que estejam de olho em quem pratica a corrupção eleitoral já é um alento. Fiquemos de olho nessas eleições!

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...