sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Procissão de Santa Maria Madalena leva milhares de fiéis às ruas de União

Fotos de Olívia de Cássia-2-2-2012
Olívia de Cássia – Repórter

Terminou nesta quinta-feira, 2 de fevereiro, a tradicional festa de Santa Maria Madalena, em União dos Palmares. Ontem à tarde, a procissão das charolas dos santos reuniu milhares de fiéis, que foram demostrar sua fé e renovar os votos à santa padroeira do município, como tem sido feito há 177 anos.

O cortejo saiu com muito atraso e houve muita reclamação dos fiéis. Segundo informações de pessoas ligadas à igreja, teve charola que veio para Maceió para ser ornamentada e alguns santos só chegaram a União no final da tarde.

Normalmente a procissão tem início por volta das 16 horas, mas ontem quando vieram sair os primeiros andores já era quase 18 horas, o tempo já escurecendo, o que tornou tudo muito cansativo, apesar da fé do povo.

A ornamentação das charolas é financiada por moradores da cidade, pessoas físicas ou jurídicas. A de Santa Maria Madalena é sempre a de maior destaque na procissão. A decoração surpreende e emociona muitos fiéis.

Por onde a procissão passava inúmeras pessoas demonstravam respeito pela santa, fachadas das casas são decoradas nas ruas por onde passa o cortejo, chuvas de papel picado e aplausos.

Devotos com os pés descalços, outros com pedras na cabeça, trajando roupas de santos foram vistos na procissão. São promessas pagas por graças alcançadas e quem vem de fora fica emocionado também.

Um helicóptero do grupo João Lyra sobrevoou o local, antes de a procissão sair, jogando quilos de pétalas de rosas nos fiéis, gesto que agradou a todos, apesar do receio de que o aparelho despencasse de lá de cima, pois estava voando muito baixo.

Uma banda religiosa de São José da Laje tocou músicas católicas antes de a procissão sair. Alguns visitantes reclamaram da ausência dos cânticos religiosos durante a procissão e a maioria acompanhou conversando e saudando os amigos que estavam de fora, só observando.

Mas quem aproveitou mesmo a festa para cumprimentar possíveis aliados foram os políticos e autoridades locais e da região, que utilizaram o evento para fazer campanha, já que esse é um ano de eleições municipais.


E quando a procissão já estava em frente à agência dos Correios, informaram que um dos padres da paróquia local teria orientado que ao invés de fazer a curva, como vinha sendo feito há algum tempo, por conta dos brinquedos armados na Avenida Monsenhor Clóvis, seguisse em frente.

Lá mais na frente deu para se entender a orientação: eram os candidatos que se encontravam ao longo da Avenida Monsenhor Clóvis: o ex-deputado federal João Caldas; o ex-governador Manoel Gomes de Barros, o Mano, o deputado Nelito e mais na frente o prefeito Kil e seus assessores, além do médico Beto Baia e vários supostos candidatos a vereadores do município.

À noite na festa, o desempenho na tentativa de conquista de possíveis eleitores foi o mesmo e muitos fiéis aproveitaram a oportunidade para ver os políticos de perto, já que isso só acontece nas campanhas eleitorais e eles somem de vista.

Outros fiéis ficaram indignados com o uso eleitoreiro que se faz da santa. Mas com reclamação ou sem, todo ano eleitoral é assim e não é só em União dos Palmares que isso acontece. Avalio que cabe a cada um de nós saber lidar com essa situação e diferenciar a fé do oportunismo político.

PROCISSÃO DA BANDEIRA

Hoje à noite haverá a procissão da bandeira, quando ela é retirada do mastro e os fiéis, com velas acesas dentro de um saco de papel rodeado de arame, percorrem as ruas da cidade, até chegarem à Casa Paroquial, onde a bandeira será entregue, para ser novamente retirada no próximo ano.

Que em 2013 haja mais organização do evento e a comunidade seja consultada para dar sugestões para que o evento melhore a cada ano e a gente possa sair satisfeito com a renovação da nossa fé.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...