terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Deputado Ronaldo Medeiros lança nome para concorrer à Mesa Diretora

Fotos de Olívia de Cássia - 28-2-2012
Olívia de Cássia – Repórter

O deputado Ronaldo Medeiros (PT), líder da oposição na Assembleia Legislativa, lançou seu nome na manhã desta terça-feira, para a presidência da Mesa Diretora da Casa. A renúncia dos deputados eleitos para compor a Mesa Diretora no segundo biênio, publicada nesta terça-feira, 28, no Diário Oficial do Estado, gerou novas discussões na Assembleia Legislativa.

Quando Medeiros estava fazendo seu pronunciamento normal na tribuna da ALE, falando sobre os problemas causados pela Eletrobras no Estado, Olavo Calheiros (PMDB), que faz parte do grupo da oposição, disse que negava o voto ao petista, porque com o lançamento de seu nome à eleição antecipada ele estava legitimando o pleito, que para Calheiros é uma insensatez.

“Não podemos permitir que tendo uma eleição importante , uma insensatez desnecessária (a antecipação da eleição da Mesa Diretora). Estão querendo antecipar uma eleição que termina em fevereiro de 2014, não se justifica, com a apresentação de seu nome, deputado Ronaldo Medeiros, o senhor está legitimando isso e eu nego-lhe o voto”, disse Calheiros.

O peemedebista disse que defendeu firmemente a GAP (comissão extraordinária que foi extinta e que depois virou GDE), “mas aqui está sendo usada (a GDE) como reserva de mercado, esperteza política”, esbravejou Olavo Calheiros.

O deputado Judson Cabral (PT), disse que a reeleição, dentro do mesmo período legislativo não permite alternância de poder. “É no mínimpo dar o golpe na democracia. Se necessário for irmos às barras da Justiça. Negar a democracia no parlamento é negar a constituição cidadã”, disse Cabral.

Judson disse ainda à imprensa que o anúncio de Ronaldo Medeiros para se candidatar à presidência da Mesa Diretora foi um ato pessoal. Ele entende que todas as partes devem se reunir e definir quem sairá candidato.

“Ronaldo colocou sua candidatura à disposição, porém, é um ato pessoal dele. Haverá uma reunião onde será debatida essa questão. O partido [formado por Cabral, Medeiros e Marquinhos Madeira] pode apoiar essa decisão dele, mas tudo ainda deve ser esclarecido”, disse ele.

A Mesa Diretora publicou no Diário Oficial do Estado a anulação da eleição da Mesa Diretora, inclusive com exonerações de alguns servidores comissionados, convocando eleições para a próxima quinta-feira.

FORA DO PLENÁRIO

Em entrevista à imprensa fora do plenário Tarcisio de Jesus, Ronaldo Medeiros reforçou que tem projetos para a melhoria do andamento político e profissional da Casa. “É preciso um trabalho consciente e conjunto. Vou apresentar propostas e buscar entendimentos com os deputados de todos os partidos, visando construir uma Assembleia participativa e cidadã”, observou.

Ronaldo destacou que na manhã desta segunda-feira, 27, se reuniu com deputados de cinco partidos, e garantiu que pode contar com o apoio de dez. “Até o momento, não soube de ninguém que esteja motivado a sair candidato à presidência da Assembleia Legislativa. Espero haver um consenso sobre meu nome nesta quarta-feira”, finalizou.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...