quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Filhotes de tartaruga nascem na Praia da Sereia

Internet
Oitenta e seis tartarugas nasceram nesta quarta-feira

Dayane Laet-http://j2012.com.br/


Oitenta e seis filhotes de tartaruga nasceram na madrugada de hoje (22), na Praia da Sereia, em Maceió. A ninhada, formada por 130 ovos que foram recolhidos nas praias urbanizadas da capital – Ponta Verde, Pajuçara e Jatiúca – foi acompanhada pelo Instituto Biota de Conservação Ambiental.

Segundo Bruno Oliveira, presidente da organização não governamental, o trecho da Praia da Sereia, onde ficam as pedras, é ideal para manter o ‘berçário’, já que possui águas tranquilas e pode ser acompanhada de perto pelos biólogos do Biota. "O locais na praia precisam ser diferentes, para evitar predadores", comentou Bruno.

Estatísticas passadas pelo Instituto revelam que a cada mil ovos, apenas uma tartaruga consegue chegar à fase adulta, sendo o restante vítima de predadores ou fatores climáticos.

Empresas que desejam contribuir com a ONG pode procurar a sede e adotar um ninho. Desta vez, a colaboradora foi a Elo Engenharia, que doou R$100 para o projeto. Este valor é utilizado para sinalização, remoção e acompanhamento da eclosão, que geralmente ocorre entre 45 e 60 dias após a desova.

O principal objetivo do Instituto Biota de Conservação é promover a pesquisa, proteção, conservação e defesa da fauna e da flora, por meio de projetos e ações que, sempre atrelados à educação ambiental, possam colaborar para o desenvolvimento sustentável e a preservação das espécies.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...