quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Reconstrução


Aprovadas mais 941 casas para três municípios

Unidades serão construídas em Rio Largo, Jacuípe e União dos Palmares; no total, já foram aprovadas 5.154 novas habitações

Acássia Deliê - Agência Alagoas

Desde que foi implantado,o Comitê de Análise já aprovou a construção de 5.154 unidades habitacionais
Em reunião realizada nesta quarta-feira (1º), o Comitê de Análise de Projetos Habitacionais aprovou a construção de mais 941 casas nos municípios de Jacuípe (288), Rio Largo (502) e União dos Palmares (151). Durante a reunião, o comitê analisou itens como a viabilidade do fornecimento de energia elétrica, água, esgotamento sanitário, adequação ambiental e o planejamento da infraestrutura externa dos projetos.

Além de integrantes da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), que preside o comitê, participaram da discussão representantes da Caixa Econômica Federal, Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Instituto do Meio Ambiente, Eletrobras Distribuição Alagoas, Associação dos Municípios Alagoanos e das prefeituras dos três municípios onde as casas serão erguidas.

Avanços
Para o prefeito de Rio Largo, Antônio Lins, a parceria entre os municípios e o governo estadual está garantindo agilidade no processo de reconstrução. “O empenho das equipes técnicas do governo estadual e municipal neste processo tem garantido uma resposta rápida, em um curto espaço de tempo”, disse o prefeito.

Segundo ele, o terreno onde serão construídas outras 307 casas, aprovadas anteriormente pelo Comitê, já está em fase final de terraplanagem e as ruas já começam a ser abertas. Já as novas 502 unidades habitacionais serão construídas no conjunto batizado de Residencial Francisco Tavares Granja.

Prevenção
O prefeito de Jacuípe, Amaro Jorge Marques, também se disse satisfeito com o avanço dos trabalhos de reconstrução. “Estamos felizes porque sabemos que tudo está sendo feito de forma responsável e rápida. Basta compararmos a resposta que Alagoas está dando a essa tragédia com outras catástrofes pelo país para vermos como o Estado está avançado”, pontuou o prefeito.

De acordo com Amaro Marques, a reconstrução das casas em Jacuípe vai atender também muitas famílias que hoje vivem em áreas de risco. “É um trabalho preventivo. Com o apoio do governo estadual, vamos evitar que novas tragédias aconteçam no município”, afirmou o prefeito.
As 288 habitações de Jacuípe serão erguidas no conjunto Residencial Amaro Felix. Já em União dos Palmares, as novas casas ficarão localizadas no conjunto Conceição Lira.

Agilidade
O Comitê de Análise de Projetos foi criado pelo governo estadual para agilizar a reconstrução das casas destruídas e danificadas pelas enchentes de junho. “Qualquer projeto desse tipo precisa ser analisado e aprovado por cada um dos órgãos que integram o comitê. Normalmente, esse é um processo demorado, que foi agilizado com a criação do grupo”, explicou a superintendente de Política Habitacional da Seinfra, Marisa Perez.

De acordo com o decreto que criou o Comitê, as novas habitações devem seguir o projeto fornecido pela Caixa Econômica Federal. Cada unidade habitacional possui 41 m² de área e conta com sala, cozinha, banheiro social, dois quartos, varanda e uma área de serviço. A contratação para a execução das obras será realizada considerando os critérios estabelecidos pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal. Além disso, a ata do Comitê serve como documento hábil para autorizar o início das obras.

Serão 5.154 novas casas

Além das novas 941 unidades aprovadas nesta quarta-feira (1º), o Comitê de Análise já aprovou a reconstrução de outras 4.223 casas, sendo: 780 em União dos Palmares, no Residencial Newton Pereira Gonçalves; 307 em Rio Largo, no conjunto Bosque dos Palmares; 201 em Quebrangulo, no residencial Frederico Maia; 177 em Cajueiro, no Conjunto Antonio Palmery Soriano Melo; 2.328 em Murici, divididas em dois conjuntos: o Residencial Presidente Lula, com 1.053 unidades, e o Residencial Olavo Calheiros, com 1.275 unidades; e 430 em Viçosa, no residencial batizado de Sant’Ana.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...