quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Bombeiros civis vão à ALE buscar apoio para regulamentação da profissão

Projeto já foi aprovado no Gabinete Civil e será encaminhado para apreciação dos deputados

Olívia de Cássia – Repórter
(Texto e fotos)

Integrantes do Corpo de Bombeiros Civis de Alagoas compareceram à Casa de Tavares Bastos na tarde desta terça-feira, 21, no sentido de buscar apoio para a regulamentação da profissão no Estado. Apesar de não ter havido sessão por falta de quórum, representantes da categoria, acompanhados de diretores do sindicato, foram recebidos pelo presidente da Casa, deputado Fernando Toledo (PSDB), intermediados pelo deputado Paulão (PT) que agendou a audiência e está apoiando a causa.
Segundo Jane Duarte, presidente do Sindicato, o objetivo é sensibilizar os deputados para o pleito da categoria, que é regularizar a profissão no Estado de Alagoas. “O presidente Lula já regulamentou a profissão no País, em janeiro de 2009, só que em Alagoas as empresas estão exigindo para a contratação uma lei estadual”, observou.
Antes da reunião com os deputados, dezenas de bombeiros civis fizeram um ato de protesto na porta da Casa de Tavares Bastos, no sentido de chamar a atenção dos parlamentares para a causa que estão defendendo. Pouca gente conhece a respeito da regulamentação da profissão de bombeiro civil.
A presidente do sindicato argumenta que os bombeiros civis devem fazer um trabalho de parceria com os bombeiros militares e que na tragédia da enchente puderam mostrar seu trabalho atuando como voluntários na triagem de material, sendo reconhecidos pelo próprio capitão do Corpo de Bombeiros Militares. “Estamos trabalhando sem o devido reconhecimento e, com isso, sem o estímulo necessário”, disse ela.
Cerca de 400 bombeiros civis já se formaram no Estado, segundo Jane, mas não têm perspectiva de emprego. "Os bombeiros civis devem ficar em pontos estratégicos para atuarem sempre que preciso, como em shows, supermercados, escolas e hospitais", complementa.
A sindicalista disse que o projeto de regulamentação da categoria estabelece funções que não são de iniciativa estatal, ou seja, do Corpo de Bombeiros Militar, a exemplo de eventos privados, além do trabalho de prevenção e combate a incêndios em indústrias e serviços onde haja esse tipo de necessidade.
O deputado Paulão (PT) disse que, há poucos dias, surgiram algumas informações desencontradas sobre o tema, de que os deputados, inclusive ele, estariam colocando dificuldades na aprovação do projeto. Ele observou que assim o projeto chegar à Casa será analisado e aprovado e observou que não há nenhum obstáculo por parte dos deputados no sentido de que a matéria seja aprovada.
O presidente da ALE, deputado Fernando Toledo (PSDB) entrou em contato por telefone com o Gabinete Civil e recebeu informação de que o projeto de lei que regulamenta a profissão dos bombeiros civis foi aprovado no Conselho Estadual de Segurança, por unanimidade. “Liguei agora para nosso representante no Conselho, o advogado Evilásio Feitosa e ele me informou que o Conselho aprovou o projeto por unanimidade e a mensagem será encaminhada ao Gabinete Civil, para em seguida ser remetida à Casa”, disse Toledo, garantindo que quando o projeto chegar à ALE dará celeridade na tramitação. Os bombeiros civis que compareceram á reunião comemoraram a notícia.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...