sábado, 4 de setembro de 2010

FESTA DE LITERATURA



Marechal Deodoro respira cultura e arte

Olívia de Cássia - Jornalista
(Texto e fotos)


A cidade de Marechal Deodoro, distante de Maceió 28 quilômetros, respira cultura nos quatro cantos do local. Esta semana, o município está abrigando a I Flimar – Festa de Literatura de Marechal Deodoro, que reforçou essa tendência do município para a cultura e o turismo. O evento contou com uma ampla programação e tem encerramento neste domingo, 5, com poesia de cordel cantador de viola, teatro de rua e uma grande cavalhada, que encerrará os festejos no bairro de Taperaguá, onde a história dessa cidade alagoana começou.
Segundo Carlito Lima, secretário de Cultura de Marechal e idealizador da Festa, o evento teve como objetivo fomentar nos jovens o prazer da leitura, assim como também apresentar o turismo e a cultura de uma das regiões mais belas de Alagoas, já que Marechal ainda preserva o seu aspecto bucólico, com ruas estreitas no centro histórico e o casario em estilo colonial. A programação deste sábado incluiu tendas com exposição de artesanato, livros, biblioteca ambulante do Sesc, literatura de cordel, pintura, exposição de fotos da escritora e professora Arriete Vilela e seus alunos, visitas aos museus da cidade e agora à noite terá a apresentação da Seresta da Pitanguinha, no palco armado ao lado da antiga Cadeia Pública e em frente à Igreja Matriz.
Ovídio Gurgel trabalha no setor de turismo da Prefeitura do município e atuou como motorista de Odorico Paraguaçu no filme O Bem Amado, que foi rodado na cidade. Ele serviu de guia para mostrar à reportagem o interior da Igreja da Ordem Terceira de São Benedito, conhecida como Igreja dos Pretos, e está abrigando uma exposição sacra do artista pernambucano Paulo Francisco. A restauração da igreja já foi concluída pelo Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico, com recursos do governo federal.
Na igreja, também nas paredes, estão algumas lápides de túmulos, mostrando um costume de séculos passados quando as igrejas serviam também de local de sepultamentos. Ao lado da Igreja dos Pretos, a Igreja e Convento São Francisco ainda estão sendo restaurados. Na igreja, os altares foram destruídos pela ação dos cupins. Tem pó de ouro na pintura do teto. Ao lado desse rico acervo fica uma oficina de restauração das imagens sacras que está em pleno funcionamento e faz parte do museu.
Essas igrejas preservam a arquitetura barroca e durante a restauração de uma delas, depois que foram tirados dois altares, foi descoberto um afresco de pintura sacra de algum artista da época da construção do imóvel, mas Ovídio observa que quando os altares forem recolocados, as pinturas ficarão escondidas de novo. Avalia-se que todo esse tesouro do patrimônio histórico alagoano tenha sido construído no fim do século XVIII.
A Matriz Nossa Senhora da Conceição também conserva a arquitetura original; tem semelhança com as igrejas de Ouro Preto, em Minas Gerais. As bancas da igreja são daquelas antigas, em cor escura, com passagens da Via Sacra nas paredes e um grande altar virado para a porta de entrada da igreja. Essa igreja fica localizada na parte alta da cidade e próxima à antiga Cadeira Pública de Marechal. Bem à frente um palco foi armado onde estão sendo apresentados shows musicais do evento. Na noite deste sábado está prevista a participação da Seresta da Pitanguinha.
ESCRITORES
Muitos visitantes alagoanos e turistas foram prestigiar a Festa Literária de Marechal, que também contou com a presença de vários escritores renomados como Marina Colasanti (escritora e jornalista ítalo-brasileira ), o escritor paulistano Inácio de Loyola Brandão, a escritora baiana Miriam de Sales Oliveira, entre outros nomes da literatura como os escritores do Uruguai e da Argentina Adriana Ruiz (escritora e editora) e Roberto Bianchi, diretor do Movimento Cultural Abrace.
A escritora Miriam de Sales Oliveira, 67 anos, lançou em um dos estandes da Flimar o livro A Bahia de Outrora, um livro que traz crônicas de costumes e tem o objetivo de mostrar às gerações mais novas como era a Bahia do início do final século XVII até os anos 40 e 50. Miriam Sales tem três livros publicados, e diz que é uma internauta inveterada, tanto que tem um livro digital e escreve em sete sites, gerencia três blogs, cada um com perto de 20.000 leitores e tem cerca de 600.000 leitores virtuais.
Sobre o livro recém-lançado ela diz que: “Estes apontamentos nasceram, não só da tradição oral, onde o conhecimento passa de pai para filho como uma magnífica herança pessoal como também brotou das minhas lembranças de criança e das narrativas de tios e vizinhos de uma geração anterior á minha; acostumados a vivenciar certos hábitos, hoje obsoletos”, diz a autora.

Flimar tem exposição de pintura e artesanato

Nas tendas que foram armadas, na parte baixa da cidade, estão expostos artesanato da Barra de São Miguel, de Marechal, literatura de cordel, pintura de óleo sobre tela da Ilha de Santa Rita, do artista plástico e músico Marcondes Mesquita, um jovem de 23 anos que é autodidata.
Ele conta para a reportagem do blog que em Marechal a comunidade o conhece mais como músico, mas que já expôs seus trabalhos com outros artistas em Maceió. Marcondes se orgulha em dizer também que sua avó, dona Pastora, é artesã e que faz a arte do filé, cujos quadros estão expostos juntos com os seus no mesmo local. Durante a exposição, o jovem artista faz exibição seu talento pintando quadros de demostração do seu trabalho.
Nos estandes de livros estão à venda obras de escritores alagoanos como o jornalista Carlos Nealdo (O Pianista dôo Silencioso), vários exemplares livros da escritora, poeta e professora Arriete Viela, Charles Cooper (Poemas da Desordem), Geraldo Majella, Jorge Oliveira, além de Cássio Cavalcante (Nara Leão – a Musa dos tempos), entre outros autores alagoanos e nacionais.
Na festa de cultura e turismo de Marechal, Gianna Perrelli também expõe suas fotos fazendo uma demostração do banco de imagens da Caminhos Das Alagoas, Agência Oficial Roteiro Integrado Civilização do Açúcar Paraíba, Pernambuco e alagoas.
Gianna observa que a agência tem a missão de “comercializar o turismo vivencial e sustentável do território da Civilização do Açúcar com qualidade e segurança para o turista e bem-estar para as comunidades dos percursos”. São fotos belíssimas, com a cultura, culinária, transporte e modo de vida, um trabalho que vale a pena conferir e que pode ser acompanhado no blog http://caminhosdasalagoas.blogspot.com/.

Um comentário:

Adriana Ruiz disse...

Oi Olívia! Muito interessante seu blog!
Carinhos desde Argentina.
Adriana Ruiz

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...