sábado, 18 de setembro de 2010

Falta de leitura: de quem é a culpa?


Olívia de Cássia – jornalista
(Texto e foto)

É impressionante nos dias de hoje o número de jovens que não têm o hábito da leitura. Fiz uma enquete no blog e foram poucas as pessoas que responderam à abordagem. Dez pessoas das que acessaram o blog votaram. Desse total, três disseram que leem romances (30%), uma respondeu que lê poesia (10%), prosa -uma (10%), didático uma (10%) e livro técnico três (30%). Resultado que dá a constatação de que está faltando muita leitura nos dias de hoje.
Esse não gostar de ler a gente presencia no cotidiano, mas há um estranhamento de minha parte porque fui criada tendo o hábito da leitura como uma prática corriqueira em minha vida. Meus pais não eram letrados e nem por isso eu fui desleixada com relação aos meus estudos. Tive muitas influências positivas, desde a pré-adolescência, fato que me estimulou a gostar muito de ler.
Desde a professora Doralice, nas aulas particulares do Admissão, exame que dava acesso ao ginásio, até as aulas com dona Celina, Antônio Manoel, dona Salomé e tantos bons professores que tive em União dos Palmares e no ensino médio, aqui em Maceió, na Escola Moreira e Silva, nas aulas de Português da professora Rilda da Rocha Ferro, que muito me estimulou e me levou à leitura dos clássicos.
Segundo Jaqueline Vasan, aluna do segundo A de Português da Universidade de São Paulo (USP), “atualmente, a leitura não é bem aceita entre os jovens. É claro que há exceções, não podemos generalizar. Há sim jovens que gostam de ler qualquer estilo literário, mas a realidade é que a grande maioria dos adolescentes não gosta nem quer ouvir falar em ler, principalmente os clássicos da literatura, como Machado de Assis e Mário de Andrade”. Uma pena isso.
Com o surgimento da internet muita gente que já não gostava de ler livros ficou mais preguiçosa. Isso é um fato. Jaqueline diz que não podemos culpar os jovens por essa aversão à leitura. “Os livros, em sua maioria, têm uma linguagem muito difícil de compreender, e esse motivo já é suficiente para fazer os adolescentes cansarem e perderem a vontade de ler”.
Outro fato que desmotiva o jovem de ler, segundo ela, é a pressão. “Ler só por causa do vestibular não é legal. A palavra obrigação para adolescentes é como ofensa; é fazer algo sem vontade só porque aquilo é necessário e será cobrado mais tarde”, argumenta.
Se todos tivessem como exemplo o fato de que a leitura é muito importante para o ser humano, a vida toda, desde o nascimento até a velhice, não só para uma fase como o vestibular, talvez aí esse hábito fosse mais regular.
Segundo Vasan, é preciso despertar no jovem o prazer de ler, e para se fazer isso, tem que se compreender o gosto dos jovens, suas músicas preferidas, seus pensamentos, e descobrir também que a internet, tida como vilã por muitas pessoas, pode ser uma boa arma para ajudar a conquistar o gosto pela leitura.
Talvez não seja a hora de ficar procurando culpados, mas de descobrir onde o jovem possa ser estimulado e levado à procura dos livros.

2 comentários:

Madalena Sofia Galvão Viana disse...

Realmente a falta de leitura entre os jovens é um fato. Lamentável fato. Porém, acredito que pequenas atitudes, em casa, podem estimular e fazer da prática da leitura um ato de prazer e não de obrigação. Incentivar a criança a ler gibi, ler histórias ilustradas é um primeiro passo ao encontro do mundo da leitura. Muito pertinente o seu texto.

Gagacia disse...

Concordo com Madalena, sem dizer que o hábito de ler faz vc sonhar com um mundo que antes só existia em suas "fantasias". Vc passa a conhecer outras culturas e se aprofundar tanto que dar a impressão de estar vivendo o momento que é tudo realidade. Ler é tudo de bom! Valeu Olívia pela matéria. Bjusss

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...