segunda-feira, 20 de setembro de 2010

O que dizer da solidão?


Olívia de Cássia –jornalista

O que dizer da solidão quando a gente está rodeada de pessoas e mesmo assim se sente sozinha? Quando tudo parece sem solução, quando a vida nos dá mais uma rasteira e nada acontece da forma que achávamos que deveria ter acontecido e nos sentimos perdidos,sem salvação, precisando de aconchego e de uma palavra amiga?
Há várias interpretações para a solidão, dependendo da capacidade de a gente assimilar dela algum proveito, algum ensinamento. Há quem diga que a solidão é quando nos perdemos de nós mesmos e procuramos em vão a nossa alma. Será que eu perdi a minha?
Não posso me impressionar com o fato de que a cada dia a minha saúde vai ficando mais frágil, o corpo ficou mais lento e preciso de maiores cuidados. Ontem eu tive um engasgo, quando isso acontece penso que vou morrer naquela hora. A vida se esvai, estou indo lentamente.
Nesse caminho estou voltando ao começo de tudo. Não sei para onde vou. Estou frágil, indefesa e com a imunidade tanto emocional quanto física muito baixa. Nessas horas, eu preciso de ombro amigo para desabafar meu descontentamento diante das incertezas que esse problema de saúde traz, tenho medo das impossibilidades que virão daqui pra frente, das limitações do dia-a-dia, da dependência de terceiros.
Sei que é preciso uma reação, um acontecimento que me faça ter mais forças para não me deixar esmorecer. Tem dias que me ponho reflexiva por conta de mais alguma tacada que levei na vida. Todo mundo leva, não sou a única, mas nessas horas tenho que dar uma respirada, chorar se for preciso, analisar, sacudir a poeira e pensar que preciso recomeçar; do ponto de parada, para que o abandono não tome conta de mim. É preciso reagir. Minha vida daqui por diante será muito mais de superação; é preciso superar as adversidades.
Existem pessoas que têm necessidade constantemente de uma companhia e não sabem ficar sozinhas. Não entendem a vida se não for com um amontoado de gente perto de si. Eu não sou assim, apesar de gostar de festa, de viver entre amigos e de conviver com eles, desde muito cedo que lido bem com a solidão, embora que muitas vezes ela me traga tanta angústia e tristeza.
Gosto de ficar à vontade com meus pensamentos, fazendo minhas pequenas reflexões, acessando a internet ou lendo um bom livro. É assim que tento preencher o vazio, quando ele se apossa de mim. Procuro ocupar meu tempo com atividades que me preenchem e que vão me fortalecer de alguma forma.

2 comentários:

Gagacia disse...

"A timidez é uma condição alheia ao coração, uma categoria, uma dimensão que desemboca na solidão." (Pablo Neruda)
"E ninguém é eu, e ninguém é você. Esta é a solidão." (Clarice Lispector)
"Sozinho, mas não solitário quem tem fé nunca está sozinho." (Thomas Carlyle)

Vc já ouviu esta frase. " A pior solidão é a dois".

Veja que frases lindas e que bate fundo no coração. Quem tem fé em Deus nunca está só. Não desanime, fique só, mas nunca solitária.
Bjussssss amiga!

Madalena Sofia Galvão Viana disse...

Gostei da sua reflexão. A gente constrói tantos planos, faz tantas escolhas, trilha tantos caminhos para a vida, mas nunca sabemos ao certo até que ponto podemos controlá-la. Acho que por mais que a gente tente interfir, o grosso da vida se desenrola sozinho. Com seus porquês que não entendemos, com suas injustiças que nos machucam, com suas realidades que nem sempre sonhamos. Sabe, "o futuro é uma astronave que tentamos pilotar" mas que não conseguimos. Ele chega e "Sem pedir licença muda a nossa vida e depois convida a rir ou chorar..." Mas a vida é assim, tem dessas coisas. Vive melhor quem sabe tirar o melhor dela, como vc bem falou no seu texto. Abraços.

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...