domingo, 20 de junho de 2010

Senhor da razão

Olívia de Cássia – jornalista

Vinte anos podem não parecer nada para quem é jovem ainda e tem um mundo pela frente para sonhar e realizar muitos sonhos. Mas para quem já passou esse período vivendo uma situação e de repente se vê despido daquilo tudo, a aceitação da perda é muito difícil. Em vinte anos você pode construir uma vida, fazer carreira, pode melhorar de situação financeira ou ter passando pela vida sem que tenha alterado muita coisa.
O tempo, esse senhor da razão, é o dono do nosso destino e é ele que vai mostrar no futuro onde foi que erramos, onde foi que pecamos. Às vezes a gente está tão envolvido emocionalmente em determinada história, que não consegue perceber certos detalhes que estão contidos naquele enredo, naquela trama.
Em muitas situações, estamos tão preocupados com nossos próprios umbigos que somos incapazes de enxergar o outro que está bem próximo de nós, precisando de uma atenção maior ou da nossa compreensão.
E vamos seguindo naquele pensamento individualista, egoísta, pensando apenas em nossa felicidade, em nos realizar plenamente e não pensamos que bem perto de nós outras pessoas estão necessitando mais da nossa solidariedade, da nossa fraternidade e que a vida não é feita apenas daquelas suas expectativas. Tem muito mais coisas entre o céu e aterra do que imaginamos.
De vez em quando, é bom a gente colocar a mão na consciência e perceber isso tudo, ser mais humilde, não achar que podemos tudo, que somos ilimitados, porque um dia a vida e o tempo podem nos dar uma grande rasteira e aí o tombo é mais grave, porque o tempo é o senhor da razão. Na sua rotina, de repente, você se sente envelhecido, vê que o tempo passou e sobrou muito pouco daquela juventude cheia de sonhos e esperanças.

Um comentário:

Lou Correia disse...

Belo e reflexivo texto, cara Olívia, parabéns!
Abraço, Lou.

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...