sexta-feira, 4 de junho de 2010


Eleição do Conselho Tutelar de União

Olívia de Cássia – jornalista
(Texto e fotos)

Nesta quinta-feira, 3, aconteceu em União dos Palmares a eleição do Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente do município, com participação de 17 candidatos que concorreram a cinco vagas na entidade. Segundo informações que circularam no local da votação, a Escola Monsenhor Clóvis Duarte, seriam 18 candidatos, mas um não pôde participar porque o nome não constava na lista dos candidatos.

O pleito foi concorrido e parecia até uma eleição para vereador tal foi o nível da disputa e dos investimentos que foram feitos com o envolvimento de vereadores e políticos da região, a exemplo de João Caldas e sua assessoria, que compareceram ao local de votação, bem como o prefeito Kil de Freitas e o médico Beto Baia, além de vereadores e outras lideranças da cidade.
A eleição para o Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente em União dos Palmares, teve início as 8h da manhã desta quinta-feira e se estendeu até depois das 17h, quando estava previsto o final da votação, porque muita gente chegou para votar perto da hora do encerramento. Os portões da escola foram fechados mas foi garantido o direito de quem estava lá.
Filas enormes se formaram no local e a ansiedade de quem estava lá era visível. A comunidade compareceu ao chamamento dos candidatos para votar, mas a divulgação não foi muito ampla, mesmo assim foi participativa; eu nunca tinha ido votar para o Conselho e fiquei impressionada com o interesse que despertou, principalmente por estarmos num ano eleitoral onde essa eleição vai pontuar o desempenho das lideranças de União.
O promotor da Infância e do Adolescente, Dr Tácito Yuri, acompanhou tudo de perto. Alguns candidatos alegaram que circulou no local de votação uma chapa contendo cinco nomes, indicados como pessoas preferidas do Poder Executivo municipal. Na porta da escola e nas proximidades os cabos eleitorais se revesavam para distribuir papéis com o número dos candidatos ou levavam eleitores num clima de eleição majoritária mesmo.
Muita gente se aglomereou no local, curiosa com o resultado do pleito que causou insatisfação a quem não se elegeu e torcedores. Os conselhieotos tutelares de União terão três anos de mandato para exercerem um papael importante; 1.523 eleitores anularam o voto; 3.231 votaram em branco e 4.340 escolheram os cinco que vão dirigir a entidade.
Foram eleitos: Manoel Simeão da Adefup - 1.610 votos, Ana Peixoto - 1.260 votos, Anderson da Igreja - 1.642 votos, Elizabeth de Souza do Conselho - 1.314 votos e Madalena do Conselho - 1.370 votos.
No Brasil, os Conselhos Tutelares são órgãos municipais destinados a zelar pelos direitos das crianças e adolescentes. Sua competência e organização estão previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente e surgiram com a criação da Lei Nº. 8.069, de 13 de julho de 1990. Regimentalmente, o Conselho Tutelar é composto por cinco membros, eleitos pela comunidade para acompanharem as crianças e os adolescentes e decidirem em conjunto sobre qual medida de proteção para cada caso.
Devido ao seu trabalho de fiscalização, o Conselho tem autonomia funcional, não havendo nenhuma relação de subordinação com qualquer outro órgão do Estado. Talvez seja por conta dessa garantia de independência na lei que muita autoridade fica de olho nessa eleição.
Tem gente que se candidata a um cargo de conselheiro achando que vai ganhar apenas um salário, que no interior chega a R$ 1.200, mas a responsabilidade de quem atua nessas entidades é muita. Ninguém pense que passará por um Conselho Tutelar apenas para isso. É preciso que a comunidade acompanhe o desempenho de cada um.

2 comentários:

Boca de Caêra disse...

mais um apêndice popular, mais um orgão para servir de bode espiatório para o poder publico.

AbrirOolho disse...

Um dos requisitos de aptidão para ser conselheiro tutelar é ter o curso de informática básico( Devidamente comprovado), requisito esse que a candidata "eleita"Ana Peixoto não cumpriu e nem cumpre. O pior: O poder público fez vista grossa para esse fato no ato da inscrição. Até nisso existe maracutagem? A Ana Peixoto deve ser cassada e se fazer justiça com o povo e demais candidatos!!!!

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...