sábado, 26 de junho de 2010

Estou de volta

Olívia de Cássia – jornalista

Estou de volta, meu computador foi reparado, já posso escrever em casa, com mais regularidade e sem tantos atropelos que a falta dessa ferramenta tão importante em casa me causou por esses dias, apesar de tê-lo no meu local de trabalho. Cheguei de União dos Palmares tem pouco tempo; fui levar mais donativos para os desabrigados das enchentes.
Felizmente nosso povo é muito solidário quando chamado à responsabilidade para ajudar tantas pessoas que passam por dificuldades. Muita ajuda está chegando de todo canto do País e até do exterior. O governo federal já liberou, em regime de emergência, R$ 25 milhões para compra de itens mais urgentes.
Serão comprados com parte desse dinheiro, cinco mil caixas de água para distribuir nos municípios atingidos pela enchente ocorrida no dia 19 deste mês. A ação visa possibilitar que as famílias desabrigadas possam armazenar água potável, já que a distribuição foi interrompida em decorrência da destruição das tubulações e reservatórios da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).
As primeiras mil caixas d'água foram distribuídas em seis municípios afetados pela enchente: Santana do Mundaú recebeu 200 caixas, São José da Laje recebeu 150, União dos Palmares foi contemplada também com 150, Branquinha recebeu 200 caixas d’água, 150 foram levadas para Murici e 150 foram destinadas a Rio Largo, de acordo com o que foi divulgado no site Tudo na Hora.
As demais serão distribuídas a partir da próxima terça-feira. De acordo com a Defesa Civil Estadual, desse modo, todos os 15 municípios em estado de calamidade pública irão receber as caixas de água já adquiridas.
Além desse montante dos 25 mil emergencias, o governo federal anunciou a liberação de 275 milhões de reais para as ações que forem necessárias para a reconstrução das cidades atingidas. É muito dinheiro que está chegando para ajudar nessa tragédia.
O governo venezuelano, por meio do Consulado da Venezuela em Recife, doou oito toneladas de ajuda para os afetados pelas enchentes em Alagoas. Entre os produtos doados, estão alimentos, água, colchões, cobertores e roupas. De acordo com a Defesa Civil Estadual, os donativos devem chegar na noite deste sábado.
Eu só espero, de coração, que tudo isso que estamos passando não seja usado como plataforma política de políticos corruptos e oportunistas, que se aproveitam da miséria dos outros para fazerem palanque eleitoral. É necessário que haja fiscalização da sociedade civil organizada, mas sem paranóia para não atrapalhar os trabalhos de quem está fazendo alguma coisa para ajudar todos os desabrigados.
Ainda não tive oportunidade de percorrer os abrigos e escolas em seus interiores, mas fiquei sabendo que a situação é de muita tristeza, apesar de essas pessoas estarem sendo bem-assistidas pelo Poder Público nos municípios. Não se pode reclamar da falta de assistência, temos que reconhecer que a sociedade e o governo estão se mobilizando para promover ajuda a essas pessoas e o que não faltam são pessoas querendo ajudar de alguma forma.
Sabemos que haverá segundas e terceiras intenções na atitude de outros, mas, para essas, a gente deixa para o julgamento a quem de direito. Essas pessoas que estão envolvidas apenas querendo se promover terão respostas que poderão vir de formas diversas. Alguns já tiveram mas não entenderam.
Essa tragédia veio, avalio eu, para mostrar ao ser humano que ele não é superior à força da natureza, que ele precisa cuidar mais do meio ambiente, deixar de ser tão poluidor e de devastar nossas florestas. O meio ambiente reclama a falta de cuidado. Precisamos ter mais amor à natureza, aos nossos rios, aos animais e ao nosso próximo. Humildade e solidariedade são dois sentimentos que nunca são demais.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...