domingo, 26 de abril de 2015

Festa e alegria na entrega do Prêmio Braskem de Saúde e Segurança no Trabalho

Olívia de Cássia - Repórter
Primeiro Momento

O Sindicato dos Jornalistas do Estado de Alagoas (Sindjornal); a Braskem; Ministério Público do Trabalho e Emprego (MPTbE), por intermédio da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego realizaram ontem na noite deste sábado, 25, no Armazem Uzina, em Jaraguá, a cerimônia de entrega da segunda edição do Prêmio Braskem de SST – Saúde e Segurança no Trabalho.
Prêmio Braskem de SST – Saúde e Segurança no Trabalho - Fotos Olívia de Cássia
A festa de entrega contou com a presença de mais de 600 pessoas e mesmo sendo a segunda edição a premiação bateu recorde de inscrição: teve 77 trabalhos inscritos, superando em 42% o número de trabalhos de 2014.
O jornal Tribuna Independente ficou em primeiro lugar na categoria impresso/texto, com o trabalho da jornalista Thayanne Magalhães, que teve o título: “Profissão perigo: as cinco áreas mais arriscadas para atuar em Alagoas”. Já a jornalista Ana Paula Omena,repórter do portal tribunahoje.com obteve duas premiações. O terceiro lugar em webjornalismo com a reportagem “Matadouros clandestinos ameaçam saúde e segurança do trabalhador”. E o segundo na mesma categoria com a matéria “Motoboys: profissão quase suicida”.
O presidente do Sindjornal, Flávio Miguel Peixoto , nas palavras de boas-vindas aos presentes destacou o momento difícil que a categoria está passando, por conta de estar na data-base e os patrões terem oferecido zero por cento de reajuste, ou seja, nada.
Presidente do Sindjornal, Flávio Miguel Peixoto - Foto: Olívia de Cássia
“Quero agradecer aos patrocinadores do prêmio e à comissão que apreciou os trabalhos inscritos, destacando a qualidade das matérias. A categoria está em campanha salarial e a nossa data-base é o mês de maio; os patrões não ofereceram nada de reajuste. O resultado de hoje eleva e divulga o nome das empresas e é preciso que a categoria tenha o seu reconhecimento merecido”, observou.
Segundo Flávio Miguel, as empresas não querem aplicar sequer a inflação do período, diante de tanta intransigência, “estamos abertos ao diálogo”, pontuou.
O superintendente do Trabalho, Israel Lessa, disse que o número de acidentes de trabalho no Estado tem aumentado. “Chega a um número alarmante e esse ano já começamos com mortes nos locais de trabalho. Um trabalhador de 37anos foi esmagado por um trator”, disse ele.
Todos os representantes do Ministério do Trabalho reforçaram a necessidade da prevenção nos locais de trabalho. O representante do MTbE, Rodigo Alencar, disse que a questão da terceirização aprovada na Câmara dos Deputados Preocupa. “Terceirização resulta em trabalho escravo. É preciso haver honestidade sobre a terceirização, para não termos que lamentar acidentes de trabalho. Esse Congresso que está aí é muito conservador”, argumentou.
Os jornalistas premiados receberam troféus, além de dividir premiação que soma cerca de R$ 60 mil em dinheiro
Este é o segundo ano do Prêmio Braskem de Jornalismo Saúde e Segurança no Trabalho (SST). “Este avanço, além de consolidar o concurso já no segundo ano, fez ampliar na mídia alagoana a produção de reportagens que trazem denúncias ou soluções a respeito das condições de trabalho no Estado, particularmente nas empresas” explicam os organizadores.
Os jornalistas premiados receberam troféus, além de dividir premiação que soma cerca de R$ 60 mil em dinheiro. Tanto o jornal impresso diário Tribuna Independente quanto o portal tribunahoje.com são produtos da Cooperativa de Jornalistas e Gráficos do Estado de Alagoas (Jorgraf).

Veja abaixo os vencedores:

Estudante
1º lugar: SST JOGADAS NO LIXO – ROBERTA MEYCE (UFAL)
2º lugar: BELEZA INSALUBRE: OS RISCOS ENFRENTADOS POR TRABALHADORES EM SALÕES E CENTROS DE BELEZA – MÁRCIO ANASTÁCIO (UFAL)
3º lugar: FALTA DE PROTEÇÃO EXPÔE FRENTISTAS DE ALAGOAS – LUCAS ALCÂNTARA (UFAL)
Menção Honrosa: VIDA NA ESTRADA: O RISCO DE SER CAMINHONEIRO EM ALAGOAS (UFAL)
Radiojornalismo
1º lugar: NR-20: OS COMBUSTÍVEIS E A SAÚDE DOS FRENTISTAS – GIULIANO PORTO E CARLOS MADEIRO (RÁDIO DIFUSORA)
2º lugar: A SAÚDE NO TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE – GIULIANO PORTO E CARLOS MADEIRO (RÁDIO DIFUSORA)
3º lugar: MERCADO ALAGOANO INVESTE EM CONSULTORES PARA SEGURANÇA DO TRABALHO – ALEXANDRE LINO E MARCOS MOREIRA (RÁDIO CORREIO)
Webjornalismo
1º lugar: PERIGO NAS RUAS: EQUIPES DE LIMPEZA URBANA ENFRENTAM RISCOS DIÁRIOS EM MACEIÓ – JAMYLLE BEZERRA (GAZETAWEB)
2º lugar: MOTOBOYS: PROFISSÃO ‘QUASE SUICIDA’ – ANA PAULA OMENA (TRIBUNA HOJE)
3º lugar: MATADOUROS CLANDESTINOS AMEAÇAM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR – ANA PAULA OMENA (TRIBUNA HOJE)
Fotografia - Impresso
1º lugar: RISCO IMINENTE – EDUARDO LEITE (O DIA ALAGOAS)
2º lugar: QUANDO O RISCO É SINÔNIMO DE FATURAMENTO ALTO – DÁRCIO MONTEIRO (GAZETA DE ALAGOAS)
3º lugar: NO AR POR UM FIO – MARCELO ALBUQUERQUE (GAZETA DE ALAGOAS)
Jornalismo impresso (Texto)
1º lugar: PROFISSÃO PERIGO: AS CINCO ÁREAS MAIS ARRISCADAS PARA ATUAR EM ALAGOAS - THAYANNE MAGALHÃES (TRIBUNA INDEPENDENTE)
2º lugar: CADÊ A NR-20 – LÁYRA SANTA ROSA (O DIA ALAGOAS)
3º lugar: 10 MINUTOS: UMA PAUSA PRODUTIVA, SAUDÁVEL E SEGURA (O DIA ALAGOAS)
Reportagem cinematográfica
1º lugar: EDUCAÇÃO É SEGURANÇA – MARCELO HENRIQUE MOURA (TV PAJUÇARA)
Reportagem de TV
1º lugar: SÉRIE ASSÉDIO MORAL: UMA JORNADA DE HUMILHAÇÃO – THIAGO CORREIA, GÉSIAS MALHEIROS E EQUIPE (TV PAJUÇARA)
2º lugar: EDUCAÇÃO É SEGURANÇA – MARIA MACIEL E EQUIPE (TV PAJUÇARA)
3º lugar: ALARMANTE: HGE REGISTRA MAIS DE 300 CASOS DE ACIDENTES DO TRABALHO EM 2014 – MADYSSON WESLEY (TV GAZETA)
Assessoria de imprensa
1º lugar: GRUPO PREVENCIONISTAS: A UNIÃO PELA SEGURANÇA DO TRABALHO EM ALAGOAS – PATRÍCIA BARROS (GRUPO PREVENCIONISTAS)
2º lugar: DICOM DO MPF APRESENTA UM HOTSITE DA ATUAÇÃO DA FISCALIZAÇÃO DA FPI DO SÃO FRANCISCO EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE – JANAINA RIBEIRO (MPE)
  
Postar um comentário

Em livro, jornalista mostra como descobriu mais de 80 casos de doença rara na família

By Odilon Rios (Site Repórter Nordeste São grandes os desafios das pessoas que convivem com os efeitos da doença de Machado-Joseph, que é...