quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Os humores exaltados

Olívia de Cássia – jornalista

Estamos vivendo um período de efervescência de discussões sobre as questões políticas do País, alavancadas pelo período eleitoral e os humores estão exaltados: seja nas redes sociais ou nas rodas de conversa, mas o importante é manter o equilíbrio e o respeito pela opinião do outro, para que a discussão não se torne agressiva.

O debate salutar e harmônico é bem-vindo. A ideia é colocar bom humor nas proposições e rir o riso franco e não guardar rancores dos outros por terem opiniões contrárias às da gente, mesmo que sejam de que tipo for. Aprendi com a maturidade que não vale a pena se descabelar e nem cultivar inimizades por causa de campanha eleitoral, até porque o debate é de ideias e de projetos e não querelas pessoais.

Nos últimos dias estamos presenciando uma verdadeira guerra nas redes sociais; não obstante grande parte das pessoas que caem na esparrela da agressividade não tenha argumentos políticos convincentes e avaliam que o novo pregado por determinada candidata se trata de autenticidade.

Não tenho nada de pessoal contra a principal adversária nas pesquisas, a candidata do PSB, Marina Silva, e admiro seu esforço para chegar onde chegou, mas seus argumentos não me convencem tal a instabilidade de seu programa político e a mudança constante de opinião.

O candidato Aécio Neves é um play boy, filho de papai que nunca soube o que é lutar por nada e defende apenas os ideais que a gente já conhece. Agora os dois estão dizendo que não vão acabar com os programas sociais do governo do PT. Antes eram esmolas para os pobres e compra de voto.

Também não é que eu a ache que as pessoas não devam mudar de ideia e de opinião, mas assim já é demais, mas não dessa forma. Política não é igreja, o Estado é laico e as pessoas estão confundindo as estações.


Ninguém entra na política para ser ungido como santo ou Deus. Não existem santos em política, existem pessoas, seres humanos debatendo ideias, projetos, interesses pessoais e poder. Muito embora muitos candidatos se avaliam como deuses.

A briga é por esse espaço de poder e tenho repetido isso várias vezes. Eu tenho procurado compartilhar informações da minha candidata, a presidente Dilma, respeitando a opinião dos opositores ao governo, mesmo que não tenham argumento e que exprimam suas opiniões apenas ao sabor dos boatos e da mídia, principalmente da Rede Globo.

Vou votar na presidente, sim, por razões que já foram exaustivamente mostradas na imprensa: não é por santidade e nem por exclusivismo, mas é porque Dilma dará continuidade aos projetos que melhoraram o Brasil nos últimos 12 anos.

Dilma criou o Programa Mais Médicos e garantiu atendimento em saúde a mais de 50 milhões de brasileiros. Só quem precisa de um médico sabe valorizar esses profissionais que vieram de fora e estão dando o máximo que podem pela população menos assistida.

Com Dilma, o maior programa habitacional do País, o Minha Casa, Minha Vida será mantido e ampliado; serão mantidos investimentos no Nordeste, para que os nordestinos superem a seca; Dilma fortaleceu o sistema elétrico brasileiro e impediu apagões.

Quer mais? Lula e Dilma retiraram mais de 50 milhões de brasileiros da pobreza; com ela, há garantia de acesso ao ensino superior com o Prouni; os jovens terão formação profissional com o Pronatec.

No total, são mais de 20 milhões de vagas para cursos técnicos; Dilma é guerreira, lutou contra a ditadura; em quatro anos, o Brasil criou mais de cinco milhões de postos de trabalho e alcançou as menores taxas de desemprego da história.

Além do mais, a continuidade do governo Dilma garantirá a manutenção da política de valorização do salário mínimo do trabalhador brasileiro. As pesquisas de intenções de voto têm oscilado, mas a presidente continua na liderança e isso tem inquietado os opositores, que têm feito de tudo para desconstruir o governo do PT.

Reconhecemos os nossos erros e a própria presidente já declarou que no seu governo não há engavetadores de problemas; eles são divulgados, cortados na carne e puna-se os responsáveis pelas irregularidades. Avante alagoanos. Boa noite!

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...