quinta-feira, 8 de maio de 2014

Sindicato discute com prefeito correção salarial de jornalistas

Fonte: Sindjornal
Diretores do Sindicato estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira (7) com o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, buscando solucionar a defasagem salarial dos jornalistas efetivos do Município. A reivindicação, que já tinha sido apresentada à Prefeitura em outras oportunidades, inclusive na gestão anterior, ganhou mais força após o governo municipal decidir fazer uma reforma administrativa, cujo projeto será votado na Câmara até o final de junho.

Os jornalistas efetivos do município recebem salário muito abaixo do piso. Uma das soluções  apresentadas pelo Sindicato ao prefeito foi a criação da carreira de jornalista no serviço público municipal, o que corrigiria distorções de salário e jornada, além de permitir a criação de cargos efetivos e comissionados.  A mesma proposta foi apresentada há alguns anos ao governo estadual, que chegou a elaborar um anteprojeto de carreira que se encontra na Casa Civil.

O prefeito não adiantou que medida será adotada para corrigir a distorção salarial dos jornalistas efetivos, mas concordou que a solução deve ser estrutural, de forma a alcançar também jornalistas contratados futuramente. Ele ficou de agendar uma reunião do Sindicato com os gestores da Secretaria de Administração para que a questão seja discutida tecnicamente e, depois, seja apresentada a melhor solução.

A reunião com o prefeito nesta quarta-feira contou com a presença do deputado Judson Cabral (PT), que apoia a reivindicação do Sindicato e ajudou a agendar o encontro. Outros parlamentares, como a vereadora Tereza Nelma (PSDB ), também já se manifestaram favoráveis à reivindicação do Sindicato e estão dispostos a ajudar, na Câmara Municipal, para a criação da carreira do jornalista.

O secretário de Comunicação de Maceió, Clayton Santos, também foi procurado pelo Sindicato. Ele tem contribuído para que a reivindicação da entidade seja discutida com o governo municipal e vem adotando a política de pagar pelo menos o piso da categoria aos jornalistas comissionados. 
Postar um comentário

Em livro, jornalista mostra como descobriu mais de 80 casos de doença rara na família

By Odilon Rios (Site Repórter Nordeste São grandes os desafios das pessoas que convivem com os efeitos da doença de Machado-Joseph, que é...