segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Festas do interior

Olívia de Cássia - jornalista

Nem bem terminaram os festejos natalinos e da chegada do Ano-Novo, muitas cidades do interior alagoano já se preparam para homenagear seus padroeiros e padroeiras. É o caso de Arapiraca, Paripueira, Pilar, Atalaia, Murici e União dos Palmares, entre outros municípios do Estado, que celebram quase ao mesmo tempo sua fé.

Em União, no próximo dia 16, acontece a procissão do mastro da Festa de Santa Maria Madalena, que sai tradicionalmente da Rua Juvenal Mendonça (Castelo Branco) até a Praça Basiliano Sarmento, onde será erguido em frente à Igreja Matriz e lá permanecerá as nove noites de festa.

A procissão do mastro reúne milhares de fiéis e já se repete há mais de cem anos numa atitude de fé e devoção à santa. De moto, a cavalo, bicicleta, carroça ou a pé a população acompanha o evento, seja pagando suas promessas, agradecendo graças alcançadas ou reverenciando Santa Maria Madalena que ela merece muito mais.

Meu pai era devoto da santa e não perdia um evento desses quando tinha saúde. O mastro é uma tora de madeira de mais de 20 metros de comprimento, cortado todo ano na mata e doado por algum proprietário de terra. O ritual se repete desde a origem da cidade.

Os fiéis, antes da procissão, aproveitam para escrever no tronco seus pedidos, orações, graças alcançadas e para enfeitar o mastro com fitas coloridas onde colocam seus pedidos.

Ano passado fiz esse ritual: coloquei minha assinatura no tronco, meus pedidos; pedi saúde para mim e minha família, pedi força e disposição para a luta diária; acompanhei de perto todo o trajeto, até a Praça Basiliano Sarmento e me emocionai como todos os anos.

É impossível a gente não se sensibilizar com aquele ritual, acompanhar a fé do nosso povo e renová-la a cada ano que passa. A procissão do mastro é o primeiro evento que dá início aos festejos de Santa Maria Madalena.

É um dia de confraternização, encontros e muitas emoções para quem acredita, tem fé e acompanha essa tradição secular pelas ruas de União dos Palmares há tantos anos. Se Deus quiser estarei lá para participar de mais esse evento em minha terra querida.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...