terça-feira, 25 de janeiro de 2011

A expectativa

Olívia de Cássia – Jornalista

Já passa da uma hora da manhã dessa madrugada do dia 25 de janeiro. A adrenalina ainda está alta. Chego do trabalho e ainda fico acordada vendo um filme na Tela Quente. Quem disse que o sono chegou, acostumada que estou a ficar até tarde na net? Mas com o computador pifado de novo, o jeito é arriscar por aqui e esperar o sono chegar.

Na Assembleia Legislativa não vai acontecer a sessão desta tarde, que aprovaria o tão polêmico Orçamento do Estado para este ano. Já se sabia disso, tem um tempinho que a imprensa vem comentando, por conta do impasse gerado pelos deputados querendo mais verba do governo do Estado.

Cada dia que passa eles querem mais dinheiro, isso cheira a extorsão. Querem que o Executivo aumente o duodécimo da Casa de Tavares Bastos. O Orçamento já deveria ter sido votado desde dezembro do ano passado, que era a data-limite prevista no Regimento Interno da Casa.

A situação na ALE é de incerteza por parte de todos: funcionários e comissionados que estão se despedindo dos cargos e para os que ficam também. A votação mesmo, do Orçamento e outros projetos que chegaram na Casa em dezembro, ficará para a próxima legislatura que se inicia no dia 1º de fevereiro.

A responsabilidade de votar a LOA – Lei Orçamentária Anual, ficará para os novos deputados e os que conseguiram se reeleger. Alguns são novatos, marinheiros de primeira viagem e certamente vão querer conhecer a peça orçamentária com mais profundidade, antes da votação.

Por conta disso, novamente, a votação será protelada e a máquina do Estado vai seguindo com o Orçamento do ano passado, sabendo-se que muitas ações ficam paralisadas por conta disso. Dia 1º de fevereiro, quando acontece também a posse dos deputados, haverá a eleição para a Mesa Diretora da Casa, que administrará o Legislativo durante dois anos.

Dois candidatos do PSDB, partido do governador, concorrerão ao pleito, mais o deputado Isnaldo Bulhões Júnior (PDT) que será o candidato do grupo que se forma, de oposição à atual Mesa Diretora. Além do Orçamento, outros projetos já chegaram à Casa e só poderão ser votados quando a ALE voltar à normalidade.

Estou saindo da Casa este ano, do cargo de comissionada, mas continuarei a freqüentar a salinha da imprensa para colher informações para o blog. Tomara que eu consiga logo restabelecer o curso normal da minha vida também e não tenha que passar por mais apertos.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...