sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Faz muito tempo ...

Olívia de Cássia – jornalista

Rebuscando novamente o baú das minhas memórias, encontrei essas fotos que eu já tinha postado no meu Orkut. Para quem não viveu nessa época, é de estranhar alguns ambientes de União dos Palmares ou de Maceió. Na foto lá de baixo, em preto-e-branco, de autoria de Ladorvane Cabral, estamos no Carnaval, década de 70, se não me engano, o ano foi o de 75 ou 76. As roupas dos blocos que frequantavam a Palmarina, em União dos Palmares, eram variadas.

Nessa aí, em plena ditadura militar, esse pano era cor laranja e a frase de efeito “O petróleo é nosso” foi uma frase que se tornou o lema da Campanha do Petróleo, patrocinada pelo Centro de Estudos e Defesa do Petróleo e promovida por nacionalistas, que culminou na criação da empresa petrolífera nacional, a Petrobras. Nós nem sabíamos o que estávamos consumindo na época.

Comecei a freqüentar a Palmarina ainda menina, fosse nas matinês de Carnaval com minha tia Ozória Paes de Freitas, ou à noite com os pais das minhas amigas e meu irmão Petrúcio. Aos 13 anos eu já ia aos bailes noturnos e me divertia muito. Era tudo muito inocente e íamos mais para ouvir música mesmo.

Na outra foto ao lado, foi bem muito depois, final da década de 80, é de minha autoria e foi feita com minha máquina Canon recém-comprada. Meu irmão ainda tinha saúde, andava; minha sobrinha Raynara costumava nos acompanhar aos passeios. Desde aquela época, que a máquina passou a ser uma extensão do meu corpo, não consigo sair sem ela.

Mais acima, meu irmão Paulinho, na porta da mercearia de papai, na saudosa Rua da Ponte, com uma vizinha nossa e na outra foto, meu amado pai, com meus sobrinhos ainda pequenos, no jardim da nossa casa, na Rua Tavares Bastos, em União. Quanta saudade que eu tenho disso tudo.

As duas primeiras fotos são bem anteriores. Eu e minha prima Rita de Cássia, foi feita pela prima Josete Paes, chegada do Rio de Janeiro e foi revelada em agosto de 1970, mas se não me engano foi feita bem antes, na Praça Antenor de Menonça Uchôa.

A outra foto foi na Rua da Ponte, foi feita por minha prima e madrinha Rita de Cássia Paes Peixoto. Petrúcio, Margarete Leão ainda criança e eu. Lembro que a gente costumava fazê-la dormir, eram nossos vizinhos e além de eu ter sido dama de honra do casamento do casal Anselmo (Nininho e Carminha), eram pessoas do nosso convívio. Gente do bem de quem tenho muita saudade.

Além dessas fotos, lá embaixo tem as da minha formatura: a do pedagógico, novamente feita por Ladorvane Cabral, que teve como paraninfo meu primo Afrânio Vergetti de Siqueira e a de jornalismo, que foi feita pelo colega de curso Sérgio Marcos, cujo paraninfo foi o meu então companheiro de quase 20 anos.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...