terça-feira, 5 de abril de 2011

Sessão marcada por críticas da oposição ao Governo do Estado

Foto assessoria do deputado Ronaldo Medeiros


Olívia de Cássia – jornalista

Sem um líder do governo na Casa de Tavares Bastos, a oposição preenche esse espaço e quase todos os dias aproveita para fazer críticas à gestão de Téo Vilela. O deputado Ronaldo Medeiros (PT) tem sido uma voz recorrente na ALE e na tarde desta terça-feira, 5, usou a tribuna para falar de setores que estão em crise no Estado, como a segurança, que tem sido alvo de muitas críticas no Legislativo.

Medeiros disse que fez uma visita ao IML (Instituto Médico Legal), semana passada, e chegando lá cerca de 100 famílias aguardavam a liberação de corpos de entes queridos, inclusive um corpo de um homem que tinha morrido vítima da superbactéria.

O deputado falou que se dirigiu a um médico que estava no local, e o profissional justificou a falta de água em Maceió para toda aquela situação. Medeiros observou que o Corpo de Bombeiros não tinha ido lá porque estava apagando incêndio numa loja de artesanato (O Pavilhão de artesanato da Pajuçara).

“O que é que custa um caminhão de água para resolver a questão das famílias que aguardavam a liberação dos corpos?”, indagou observando que comprou 30 botijões de água para o IML e quando voltou lá o Corpo de Bombeiros tinha chegado e a alegação é que estão funcionando apenas duas viaturas.

“Existem duas viaturas de 4.500 litros de água e a outra está quebrada há mais de 60 dias. O petista lembrou uma situação ocorrida no fim de semana, quando o capitão Burity, que tinha ido apagar um incêndio, foi preso ao fazer críticas na imprensa ao CB.

O colega de bancada de Medeiros, Judson Cabral, fez um aparte à fala do deputado e disse que o problema do Corpo de Bombeiros não é financeiro, pois de acordo com o orçamento aprovado pelos deputados na Casa, segundo Judson, há verba suficiente.
Cabral disse que o que está faltando na corporação é gestão e que a instituição “não tem dado resposta satisfatória à sociedade.

PACTO PELA VIDA

Outra fala do deputado Ronaldo Medeiros foi um relato de uma visita que fez , juntamente com outros deputados, ao Estado de Pernambuco onde está sendo executado o projeto “Pacto pela Vida”, para a área de segurança.

“O pacto pela vida é um conjunto de medidas que foi criado em maio de 2007, pela Secretaria de Planejamento, em conjunto com a Secretaria de Defesa Social, Ministério Público secretários de estado, representantes da sociedade civil, Poder Legislativo e Judiciário”, disse ele, detalhando em discurso a amplitude do projeto pernambucano.

Ronaldo Medeiros enfatizou que Alagoas tem que seguir os exemplos que têm aqui vizinhos e não precisa ‘inventar a roda’.

O deputado Judson Cabral disse que falta aparato de segurança no Estado. “Não podemos (os deputados) deixar de exercer as competências (do Poder Legislativo) de fiscalizar.

Vinte e um deputados compareceram ao plenário da ALE na tarde desta terça-feira. Na hora do Expediente foram lidos alguns requerimentos que chegaram à Casa. O deputado Jeferson Morais apresentou requerimento solicitando esclarecimento do Detran sobre projeto de lei aprovado na ALE, de sua autoria e que ainda não foi colocado em prática que é o aviso do Departamento quando as habilitações estiverem vencendo.

O deputado Severino Pessoa (PPS) fez hoje o seu primeiro discurso na Casa, ainda agradecendo os votos recebidos, passados dois meses da posse. Ele informou que apresentou emenda ao orçamento solicitando verba para a construção de um hospital infantil em Arapiraca.

O deputado Ricardo Nezinho (PTdoB) apresentou requerimento solicitando a criação de uma CPI da operadora TIM. O requerimento foi aprovado em primeira votação e deve ir ao plenário amanhã, para a segunda e última votação.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...