quarta-feira, 27 de abril de 2011

Com a pauta trancada, sessão da ALE foi só de discurso

Olívia de Cássia – jornalista
Texto e foto

Sem a Ordem do Dia e com a pauta trancada, sessão da Assembleia Legislativa desta terça-feira, 26, foi apenas de discursos. Vários deputados aproveitaram a tarde para fazer cobranças.

O deputado Dudu Hollanda (PMN) fez uso da palavra e utilizou a tribuna para falar sobre o crescimento da violência em Alagoas. Ele disse que assim que os vetos do governo forem votados, vai apresentar requerimento propondo a realização de uma sessão pública, a ser realizada no próximo mês de maio, com o objetivo de debater opções no sentido de combater a criminalidade.

Hollanda disse que em seu requerimento vai convidar o secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, para que ele fale da experiência das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) e do que vem sendo aplicado naquele Estado a respeito da segurança.

Também na sessão de ontem, Dudu Holanda falou sobre sua saída do partido, observando que passou a fazer parte do recém-criado PSD.

"Recebi a visita de uma pessoa, com quem não tenho muita aproximação política, que me falou que eu seria o próximo presidente do partido. Entrei em contato com o presidente do PMN, o ex-deputado federal Francisco Tenório, que me disse que a informação não procedia. Estranhei aquilo, o que me ajudou a deixar a legenda", revelou o deputado, agradecendo o apoio que recebera durante os três anos em que esteve filiado ao PMN.

SUBDELEGACIAS

O deputado Jeferson MoraIs (DEM) sugeriu a retomada de subdelegacias nos bairros de Maceió. "Hoje, o cidadão que é roubado no Village Campestre, no Tabuleiro, precisa se deslocar até o Prado para, na Central de Polícia, prestar queixa", criticou o deputado.

Já o deputado Luiz Dantas (PMDB) requereu a instalação, em Viçosa, de uma universidade rural, com o intuito de capacitar jovens que apostam na agricultura e/ou pecuária como meio de vida. Dantas foi aparteado por vários deputados que se mostraram favoráveis à criação da UR.

JUDSON COBRA CELERIDADE DA MESA DIRETORA

O deputado Judson Cabral (PT) cobrou celeridade à Mesa Diretora com relação à votação dos governo do Estado, sobre o reajuste dos salários dos deputados, que se aprovados aumentarão em mais de 100% sobre os R$ 9,6 mil que recebem mensalmente. Para o petista, não haveria justificativa, já que o quórum da sessão desta terça foi de 20 deputados.

Judson também prestou solidariedade aos trabalhadores da Educação em Alagoas, já que a Justiça decretou ilegal, antecipadamente, a possível greve dos servidores estaduais - já que a categoria havia anunciado assembleia geral, com indicativo de paralisação, para a próxima segunda-feira (02 de maio). Ele destacou a necessidade de o governador Teotonio Vilela (PSDB) não se limitar à aplicação do piso nacional do magistério, cuja implantação é fruto de decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

O deputado Ronaldo Medeiros (PT) também utilizou a tribuna para externar sua preocupação para com o Plano de Cargos e Carreira (PCC) dos servidores da Assembleia. "Tive conhecimento de que esta Casa possui mais de um mil servidores efetivos, mas somente cerca de duzentos é que de fato trabalham. Espero que, com o PCC, os que realmente frequentam a Casa sejam os únicos contemplados", comentou o deputado.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...