sexta-feira, 29 de abril de 2011

Chuvas preocupam a Defesa Civil

Desabrigados do ano passado ainda esperam conclusão das casa

Olívia de Cássia – jornalista

(Texto e foto)

Nem bem começaram as chuvas da estação, já aconteceu transbordamento de rios no Litoral Norte do Estado e em algumas cidades da Zona da Mata. Depois da tragédia do ano passado, ocorrida no mês de junho, representantes da Defesa Civil já se preocupam com as chuvas que caíram na semana.

No dia de ontem, em Maceió e algumas cidades do interior, teve muita chuva, trovão e relâmpago, amedrontando famílias que moram nas encostas da capital e as populações ribeirinhas do interior.

No município de Jundiá, cerca de 150 famílias ficaram desabrigadas, depois que o nível do rio Manguaba subiu e invadiu casas da parte baixa da cidade. De acordo com informações da Defesa Civil de Alagoas, pelo menos cincos municípios do Litoral Norte e Zona da Mata do estado estão em situação de risco.

Ontem, o coordenador geral da Defesa Civil de Alagoas, Coronel Romeiro, reuniu vários gestores dos municípios alagoanos para traçar um plano de mobilização e articulação em caso de tragédia, devido às fortes chuvas que se aproximam.

Segundo informações publicadas no site Cada Minuto, na cidade de Novo Lino, o teto de um estabelecimento comercial desabou, o muro da sede da Prefeitura caiu e o Mercado Público foi invadido pela água. Ninguém ficou ferido.

Já no Litoral Norte, em São Luís do Quitunde, o deslizamento de uma barreira provocou a morte de uma criança de oito anos. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o menino estava dentro da residência no momento do acidente. Não registro de outros feridos.

Na cidade de Matriz do Camaragibe, o transporte intermunicipal foi interrompido devido ao grande volume de água na rodovia. Ainda segundo informações, alguns moradores ficaram ilhados.

A situação mais critica nos municípios alagoanos é na cidade de Jundiá. Conforme informações da Defesa Civil do município, as famílias desabrigadas estão sendo recebendo apoio, como abrigos improvisados em escolas, espaços públicos, alimentos e roupas.

Ainda segundo o Cada Minuto, um trecho da AL-101 Norte, à altura do km 54, nas imediações da Usina Santo Antônio, na cidade de São Luís do Quitunde está interditado devido às fortes chuvas que caíram na região e causaram o transbordamento dos Rios Santo Antônio e Camaragibe. A orientação é que os motoristas evitem passar pelo local.

Barreiras que deslizaram, também em decorrência das chuvas, interromperam o trânsito em pontos da rodovia nas cidades de Porto Calvo e Passo do Camaragibe. Equipes do Departamento de Estradas e Rodagens (DRE) estão no local para desobstruir a via.

DESABRIGADOS DO ANO PASSADO

Os desabrigados da enchente de junho do a no passado estão aguardando nas barracas as casas que estão sendo construídas. Em cidades como Santana do Mundaú, as obras ainda nem começaram, segundo informações, devido à topografia da cidade.

Em Murici, União e Branquinha as obras estão em andamento, sendo que este ano tiveram uma parada. Se continuar a chover com intensidade que está sendo prevista, provavelmente o número de desabrigados no Estado vai aumentar, consideravelmente.

Às vezes, por conta da burocracia, ações que já poderiam ter sido concluídas levam uma eternidade e as pessoas que precisam continuam a sofrer, à espera de uma solução para suas vidas.

O que se sabe é que nos acampamentos que foram erguidos desde o ano passado, as condições de vida são subumanas, devido à falta de privacidade, brigas constantes e desvenças com o consumo de drogas, violência. Espera-se que essa situação seja logo regularizada e as pessoas possam tocar suas vidas com dignidade.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...