Desabamento da casa na Grota do Moreira foi ainda em consequência das chuvas que caíram em Maceió nos últimos dias |
Olívia de Cássia - Repórter-Tribunas Independente - foto Adailson Calheiros
arte de uma casa construída em uma barreira, na Grota do Moreira, no bairro do Jacintinho, em Maceió, desabou na madrugada de terça-feira (24), ainda em consequência das fortes chuvas que castigaram em Maceió nos últimos dias.
O desabamento aconteceu por volta de 1h30 da manhã, segundo os moradores do local. A dona de casa Valderez da Conceição disse que o barulho foi muito grande e todos ficaram assustados, mas ela conta que o proprietário do imóvel não gostou da presença da imprensa e disse que vai voltar a construir.
O imóvel de seu Luiz Jorge, conhecido como Luiz do Galo, foi edificado em uma área de barreira e está colocando em risco a vida de vários moradores da comunidade. Logo abaixo da casa tem um terreno, que é de propriedade dele também, de onde foi retirado muito barro com um trator, segundo testemunhas do local.
Os moradores estão assustados como é o caso de Ana Lúcia Nascimento da Silva. Ela disse que a laje da casa terminou de ser feita no domingo e que pessoas ligadas à prefeitura (Defesa Civil) estiveram no local na terça-feira de manhã e disseram que outras casas estão correndo o risco de desabamento.
“Amanhã ele (seu Luiz) ficou de ir à secretaria para conversar com o pessoal de lá”, disse. Dona Ana Lúcia Nascimento mora em uma casa na parte de baixo da casa de seu Luiz, e está escorada com madeira, também em fase de construção. Quatro pessoas moram na casa de dona Ana Lúcia: duas crianças, ela e o marido.
A dona de casa disse que na residência onde teve o desabamento estava sendo construída uma laje, que foi concluída no domingo. “Ontem de madrugada ouvimos muito barulho e quando menos esperamos a parte da casa de cima estava desabando”, conta.
Seu Amaro Sebastião da Silva mora vizinho à casa de seu Luiz Jorge e teve parte de sua casa atingida pelo desabamento. “Eu estou por aqui de dia, mas me aconselharam a não permanecer no local à noite”, conta.
O morador da Grota do Moreira disse ainda que seu Luiz Jorge não gostou da presença de ‘estranhos’ (imprensa) no local e está achando que foi ele (Amaro) quem fez a denúncia. “Ele está achando que fui eu quem contei, mas não foi. Escutei um barulho e não queria sair da casa, mas no terceiro eu saí. Seu Luiz disse que vai fazer o reparo”, reforça.
DEFESA CIVIL
A reportagem entrou em contato com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) e foi informada pela assessoria que a casa não corre risco.
“A casa foi construída em terreno irregular, mas a situação está estabilizada. A Defesa Civil, Meio Ambiente e demais órgãos competentes vão acompanhar e apurar as causas do desabamento”, observou a assessoria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário