segunda-feira, 3 de junho de 2013

Semana do Meio Ambiente

Foto de Olívia de Cássia - gameleira branca plantada na Serra da Barriga

Olívia de Cássia- jornalista

Nesta segunda-feira, 3, teve início a Semana do Meio Ambiente, quando é comum as escolas e comunidades desenvolverem atividades como plantio de mudas de árvores e campanhas de conscientização da preservação ambiental.  

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5, mas em todo o país várias atividades  tiveram início neste domingo, 2.  A gente não deveria lembrar a questão da preservação ambiental apenas nessas datas comemorativas.

Preservar e ter atitudes conscientes são posturas que devem permanecer sempre, o ano inteiro: nas escolas, nas ruas e em nossas casas, num aprendizado constante.

Segundo os organizadores dos eventos, o objetivo é fazer com que os estudantes e a sociedade como um todo saibam quais são as atividades que podem comprometer o meio ambiente e o futuro das próximas gerações. 

Em todo o país, este ano as campanhas estão voltadas para a educação. E seria bom se todas as escolas públicas e privadas adotassem atitudes proativas com relação ao tema, incentivando seus alunos, principalmente as crianças, a começarem em seus lares aprendendo educação ambiental e não ficar só no discurso nessa época do ano.

Em União dos Palmares, no domingo, teve passeio ciclístico para comemorar a data, promovido pela Sala Verde e prefeitura; também haverá programação ambiental nas escolas do município.

Em Maceió, a Semana Itinerante do Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sempma) teve início no domingo com programação na orla da Ponta Verde: teve coleta de lixo nas praias, exposições, distribuição de mudas, atividades lúdicas, trilhas e recolhimento de lixo eletrônico.

Além disso, segundo a Secretaria, será possível que a população possa denunciar a prática de crime ambiental, o que será averiguado pela Sempma.

A coordenadora de Educação Ambiental da Sempma, Eva Moraes, explicou que as ações têm como objetivo alertar as pessoas sobre a importância da preservação do meio ambiente. “Convidamos a população para participar da Semana Itinerante, que será um momento bastante interessante”, disse Eva.

Já no próximo dia 8, sábado, haverá a festa do Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental, que durante o dia  terá oficia a partir das 9 horas do mesmo dia, no Hotel Radsson, e eunirá jornalistas de vários veículos de comunicação, além de estudantes de jornalismo da Ufal, Cesmac e FITs.

A oficina é realizada todos os anos e antecede a solenidade de entrega do Prêmio Octávio Brandão, realizada na noite do mesmo dia. Cerca de 70 jornalistas e estudantes estão disputando este ano o concurso, que contempla com R$ 37 mil e troféus os autores das melhores reportagens sobre meio ambiente. (Com informações da Secom e do Sindjornal)

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...