sexta-feira, 21 de junho de 2013

Concursados da PM se reúnem com Ronaldo Medeiros e Dário Cesar

A reunião foi solicitada pelos concursados
Por Olívia de Cássia
Fotos Camila Ferraz

Cerca de 60  concursados da Polícia Militar de Alagoas do ano de 2012 se reuniram na manhã desta sexta-feira, 21, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, com o  deputado Ronaldo Medeiros (PT) e o secretário de Defesa Social, Dário Cesar e o presidente da Associação dos Praças e Soldados da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Estado de Alagoas (Aspra), Wagner Simas.

A reunião foi solicitada pelos concursados, por conta do atraso na convocação, já que no próximo dia 28 de julho completa um ano da abertura do edital e até agora não houve convocação. Diante do impasse, a categoria pediu que o deputado Ronaldo Medeiros (PT) fizesse a ponte com secretário Dário Cesar, para que ele explicasse as razões do atraso.

O secretário falou na carência de pessoal para fazer a segurança no Estado, mas disse que a convocação dos aprovados não depende da SDS. Segundo Dário César, quem autorizou o concurso da Polícia Militar foi a Secretaria de Gestão Pública (Segesp), mas argumentou que a Fundação Cespe, empresa que fez e conduz o concurso, enviou um cronograma com datas prevendo todas as etapas que ainda faltam para concluir o concurso.

A Comissão do Concurso da PM também elaborou uma pauta com nove itens a serem discutidos na reunião como: a cobrança da  divulgação dos resultados; compromisso com as datas; quando realmente acontecerá a convocação dos aprovados, entre outros pontos.

O presidente da Aspra, Wagner Simas, disse que houve um quebra de contato pela Cespe e sugeriu que fosse feito um requerimento à Fundação, pedindo esclarecimento do problema e solicitando agilização dos prazos.

Pelo cronograma enviado, segundo o secretário, no dia 19 de setembro sairá o resultado final, que só pode ser feito pela própria Fundação Cespe. Diante do impasse entre os concursados e o secretário, o deputado Ronaldo Medeiros (PT) se prontificou a solicitar uma audiência com a direção da Fundação, em Brasília, com um dos membros da comissão, para tentar agilizar os prazos.

“Tem dois meses até setembro, que foi prazo final dado pela Fundação. Tem concursado que está sendo prejudicado por conta da questão da idade. O edital do concurso prevê idade de até 30 anos na data da matrícula do curso e muitos já estão sendo prejudicados. Vou cobrar celeridade do processo, agendando essa reunião, em Brasília”, destacou o deputado.

Na reunião, Medeiros também fez um balanço das negociações acontecidas até agora com o secretário de Defesa Social, diante das reivindicações dos concursados e com relação à segurança no Estado, como presidente da Comissão Especial que Acompanha o Plano Brasil Mais Seguro em Alagoas.

Comissão faz mobilização na Praça dos Martírios

O presidente da Comissão dos Concursados, Rodrigo Lima, disse que fará uma reunião com a categoria para analisar o resultado da reunião de hoje e definir quais as estratégias de lutas que vão adotar.
Com o objetivo de buscar alternativas e cobrar celeridade para a convocação dos aprovados no concurso, a comissão faz um ato público no próximo dia 26, às 8h, na Praça dos Martírios, no Centro de Maceió. Segundo os representantes da comissão, serão mais de mil aprovados indo às ruas para lutar por essa causa.

As lideranças do movimento dizem que a grande questão a ser discutida nessa manifestação é o fato de o concurso estar completando um ano de existência, pois o seu edital foi publicado no dia 26 de junho de do ano passado, no site da Fundação Cespe\UNB. No edital consta que são mil vagas com formação de cadastro de reserva para o cargo de soldado combatente e 40 vagas mais formação de cadastro de reserva para o cargo de oficial combatente.



Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...