sábado, 3 de abril de 2010

Boa Páscoa para todos

Olívia de Cássia – jornalista

Neste domingo os católicos celebram a Páscoa. Em todo o mundo esse sentimento é revisto e comemorado. A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo, ressurreição que aconteceu três dias depois da sua crucificação.
Conta a história que os judeus comemoravam a Páscoa para relembrar sua libertação da escravidão do Egito, de acordo com o que diz o Antigo Testamento. Depois, o evento passa a ser a comemoração sobre a libertação do homem do pecado já que Jesus passa a simbolizar o cordeiro que os judeus sacrificavam na época de Páscoa.
O nome “Páscoa” vem do hebraico e significa passagem, passar por cima. Devemos passar por cima das adversidades e fazer uma nova passagem dentro de nós, como aquela relatada na Bíblia quando Moisés cruzou o Mar Vermelho. Uma simbologia que deveríamos adotar em nossas vidas.
Nas décadas de 60 e 70, nessa época do ano, meu pai, que era católico fervoroso, costumava jejuar e nos incentivava a fazer o mesmo. Só podíamos comer ao meio dia, quando a minha mãe tinha feito várias iguarias apropriadas para a época. Tudo muito saboroso, comida que a gente só costumava comer na Semana Santa mesmo.
Eu não entendia muito bem aquela história tão triste de um homem que deu a vida pela e para a humanidade e foi tão violentado e assassinado barbaramente. Quando eu estudava no Moreira e Silva, no Cepa, no final na década de 70, a escola fazia suas comemorações nessa época e a professora Rilda Rocha Ferro e os demais professoras nos reunia em uma sala para explicar o significado da Páscoa, sempre incutindo em nossos corações o sentimento de religiosidade.
Naquela época todos ficavam atentos ouvindo aquela mensagem de paz e de amor. Era um tempo em que não havia violência nas ruas e nas escolas e os professores eram muito respeitados. Da mesma forma que nasci e me criei em uma família católica e cheia de tradições, que sempre celebrou a data, ficava fácil a compreensão daquilo tudo que nos era ensinado na escola.
Lembro que eu sofria muito, quando criança, ao ouvir aquela história de Cristo; chorava quando ouvia aquela história. Seu Antônio Temóteo, nosso vizinho na Rua da Ponte, tinha uma bar no começo da rua e colocava um disco de vinil em som bem alto, para passar aquela história, de sofrimento, crucificação e ressurreição de Jesus.
Mas a Páscoa nos dias de hoje deixou de ter esse significado. Parece que as pessoas se deixaram levar pelo apelo comercial e logístico e só pensam no consumo de chocolate (que eu também aprecio muito), no vinho e no que se pode comer nessa época. Mas a mensagem de Jesus fica apenas em alguns filmes que a televisão exibe e nos rituais que ainda são preservados na igreja.
Apesar do meu afastamento da religião, não deixo de lembrar de tudo o que me foi ensinado pelos meus pais e pela minha religião. Tenho o mesmo sentimento apesar da distância das tradições. Que todos tenham uma linda Páscoa, de paz, reflexão e harmonia.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...