quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Francisco José, Beatriz Castro e Cezzinha são atrações no Prêmio Braskem de Jornalismo

Os jornalistas Francisco José e Beatriz Castro, da Rede Globo Nordeste, comandam no próximo sábado (8/11) a festa de entrega do Prêmio Braskem de Jornalismo, fechando com ‘chave de ouro’ a edição histórica dos 25 anos do concurso. Durante a solenidade, que terá cerca de 600 convidados, o ambiente será de regionalismo, com homenagem ao folclore, ao forró e à literatura de cordel.
Seguindo o mesmo conceito, a atração musical será o cantor Cézar Thomas, o Cezzinha, considerado no meio artístico um dos principais discípulos de Gonzaguinha. Autor de dois CDs e um DVD, o cantor e instrumentista pernambucano despontou para o cenário nacional por volta de 2008, quando lançou seu primeiro álbum e se tornou parceiro da cantora Elba Ramalho.
“A noite do sábado será de gala para o jornalismo alagoano. Além de premiarmos os autores das melhores reportagens produzidas entre 2013 e 2014, estaremos nos confraternizando e estreitando os laços enquanto categoria”, disse o presidente do Sindicato dos Jornalistas, Flávio Peixoto. Segundo ele, a festa também consolida a iniciativa de sucesso que é o Prêmio Braskem, responsável há mais de duas décadas por incentivar o jornalismo investigativo e as grandes reportagens em Alagoas.
Patrocinadora, apoiadora e parceira na criação do concurso, a Braskem considera a 25ª edição uma vitória dos jornalistas e dos veículos de comunicação do Estado. “Este prêmio é um dos pioneiros no Nordeste e se equipara a muitos realizados nacionalmente. O profissionalismo e a qualidade da imprensa local são os grandes responsáveis por tê-lo mantido durante 25 anos”, destaca Milton Pradines, gerente de relações institucionais da Braskem.
 Cerca de 80 jornalistas e 40 estudantes de jornalismo participam da edição 2014, que inscreveu 218 trabalhos. Uma comissão julgadora de alto nível, composta por jornalistas de Alagoas e de outros estados, seleciona o que melhor foi produzido em 12 categorias: Reportagem Impressa, Reportagem de TV, Reportagem Cinematográfica, Radiojornalismo, Webjornalismo, Informação Cultural/Turística, Informação Política/Econômica, Informação Esportiva, Assessoria de Imprensa, Design Gráfico, Fotografia e Estudante. Os vencedores receberão troféus e dividirão R$ 46.500,00.
A festa de premiação será na casa de eventos Musique (Stella Maris), a partir das 20h30. Participarão da solenidade jornalistas, estudantes de jornalismo, empresários da comunicação, dirigentes de órgãos públicos e autoridades, entre outros convidados.  
QUEM SÃO OS APRESENTADORES DO PRÊMIO BRASKEM
Francisco José
Nasceu em 1º de maio de 1944, na cidade do Crato (CE). Formou-se em Direito na Universidade Católica de Pernambuco e especializou-se em Marketing na Fundação Getúlio Vargas e na University of Michigan (EUA). Iniciou a carreira jornalística como repórter de Esportes no jornal Diário da Noite (PE) e logo passou para o Jornal do Commercio (PE).
Repórter especial da TV Globo, foi pautado, no início da década de 1980 para fazer o seu primeiro trabalho fora do país: guerrilheiros do M-19 invadiram a Embaixada da República Dominicana em Bogotá, na Colômbia, e prenderam 12 embaixadores, inclusive o do Brasil.
Em 38 anos de Globo produziu mais de duas mil reportagens, nos cinco continentes, nas regiões polares, mergulhando nos sete mares. Já fez 90 programas Globos Repórteres, participou das coberturas de seis Copas do Mundo e de duas Olimpíadas. Durante quatro anos foi presidente da Associação Brasileira de Cronistas Esportivos – ABRACE. No ano passado, foi finalista do Prêmio Emmy, o Oscar da televisão mundial.
Beatriz Castro
Cursou jornalismo na Universidade de Brasília (UnB) e ingressou na TV Globo de Brasília em 1983, como repórter. Está na TV Globo Nordeste desde 1989, como repórter especial, mas já trabalhou também na Rádio Nacional da Amazônia e na TV Nacional
Junto com o jornalista Francisco José, seu marido, faz as reportagens e apresenta o Programa Nordeste Viver e Preservar, destinado à preservação do meio ambiente dessa região e exibido pela TV Globo Nordeste.
Fonte: Sindicato dos Jornalistas de Alagoas - Sindjornal

Nenhum comentário:

Vai melhorar

Olívia de Cássia Cerqueira   Todos os dias, procuro repetir esse mantra. “Vai melhorar, tem que ter fé”. Sei que pode ser clichê para mu...