quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Festa Literária de Marechal terá escritores e entrevista com Djavan

Foto: Rívison Batista
Prefeito Cristiano Matheus e secretário Carlito Lima Prefeito Cristiano Matheus e secretário Carlito Lima

Rívison Batista, com assessoria     


Um café da manhã à imprensa foi realizado nesta quarta-feira (5) no Hotel Ponta Verde, na orla de Maceió, para a apresentação da V Festa Literária de Marechal Deodoro (V Flimar). 

Aclamada como uma das maiores festas literárias do Nordeste, a apresentação do evento contou com a presença do prefeito de Marechal Deodoro, Cristiano Matheus, e do secretário de Cultura de Marechal Deodoro, Carlito Lima. Neste ano, a Flimar, que chega na sua quinta edição e vai de 12 a 15 de novembro, terá como homenageado o cantor alagoano Djavan.

“Marechal Deodoro é um patrimônio histórico brasileiro. Sendo assim, não poderíamos deixar de fomentar iniciativas para manter a cidade como instrumento cultural vivo”, disse o prefeito Cristiano Mateus. O secretário de Cultura do município, Carlito Lima, apresentou em slides as atrações da Flimar, que não são poucas. Escritores renomados como os jornalistas Laurentino Gomes, autor de obras de sucesso como 1808 e 1822, e Marina Colasanti, autora de livros de contos, poesias e infanto-juvenis, entre muitos outros escritores, estarão presentes na Flimar para debater sobre literatura. 

“Costumo dizer que a Marina Colasanti dá uma grande palestra. Assim como um jogador faz um gol de placa, ela dá uma ‘palestra de placa’”, brincou Carlito Lima durante o evento. O secretário também falou sobre Laurentino Gomes. “É imperdível a palestra dele”, disse sobre o escritor. Paloma e Janaína Amado, filha e sobrinha de Jorge Amado, estarão na Flimar palestrando sobre a vida e obra do grande escritor.

O evento também contará com escritores como Andrea Nunes, Maurício Melo Júnior e Ítalla Nandi, que, além de escritora, é uma renomada atriz. Além de debates sobre literatura com nomes consagrados da área, o evento contará com as mais diversas atrações musicais. 

A Filarmônica Nossa Senhora de Boa Viagem abre o evento às 18h no dia 12 de novembro, uma quarta-feira. A abertura também contará com dois concertos: a Sociedade Filarmônica Santa Cecília e o Pró-Jovem Juvenópolis Camerata Maestro Max Carvalho com a Soprano Elvira Regina. O homenageado cantor e compositor Djavan dará entrevista coletiva na Flimar na sexta-feira (14) às 17h, porém não há apresentação musical programada do artista.

 No sábado (15), a festa será encerrada ao som do cantor sertanejo Leonardo, às 22h, no bairro histórico de Taperaguá. Porém, antes do sertanejo, se apresentam no mesmo palco a Banda Filarmônica Manuel de França e Eliezer Setton. O sábado do evento também contará com a apresentação dos Seresteiros da Pitanguinha e de Jurandir Bozo. “Quem não estiver namorando, vai se arrumar na Seresta da Pitanguinha”, disse, sorridente, o secretário de Cultura de Marechal.


Além da programação literária e musical, a Flimar também contará com workshops, apresentações folclóricas, sessões de cinema, demonstrações de gastronomia e manifestações culturais. Além disso, durante o evento serão realizadas a Feira da Cultura, que reunirá cerca de 10 estandes na orla lagunar de Marechal Deodoro, e a Flimarzinha, com atividades voltadas aos alunos da rede municipal de ensino público. A programação da Flimar é completamente gratuita. “A expectativa é de receber mais de cinco mil pessoas, superando o público da última edição”, concluiu Carlito Lima.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...